quarta-feira, 14 de março de 2018

PALMEIRA FÊNIX CANARIENSE

PALMEIRA-FENIX-CANARIENSE
COMO CULTIVARO espaçamento entre as plantas tem influência sobre a taxa de sobrevivência, crescimento, práticas culturais ou manejo, início da produção e produtividade, com reflexos sobre o custo do processo de produção.

Para produção de frutos, o espaçamento recomendado para o açaizeiro é o de 5 x 5 m ou, alternativamente, os espaçamentos de 5 x 4 m e 6 x 4 m, com manejo de 3 a 4 estipes por touceira. Na Tabela 1, são propostos os números de plantas e de estipes por hectare, de acordo com o espaçamento e o manejo de touceiras adotados.

Palmeira solitária, robusta, desprovida de palmito visível e com raízes fasciculadas expostas na base, de 12-15 m de altura. Caule ereto, espesso, de 35-50 cm de diâmetro quando adulta, visivelmente marcado por cicatrizes e pela base das folhas já caídas que permanecem aderentes por muitos anos. Folhas numerosas, pinadas, de 3-5 m de comprimento, compactas, verde- escuras, ascendentes, formando copa densa, com pecíolo curto e robusto; pinas numerosas e pontiagudas, distribuídas de maneira compacta sobre a raque e voltadas para cima, as da base da folha transformadas em espinhos. Inflorescências dispostas entre as folhas, ramificadas, unissexuais, amarelo-alaranjadas, com flores masculinas e femininas em plantas diferentes. Frutos ovóides, amarelo- alaranjados, produzidos mesmo na ausência de planta masculina.