quarta-feira, 20 de junho de 2018

Kiri-japonês Paulownia tomentosa

KIRI-JAPONÊS
Paulownia tomentosa
Árvore descícua (que perde suas folhas em determinada época do ano), de rápido crescimento e resistente à uma grande variedade de solos, inclusive adapta-se muito bem ao ambiente urbano.


É originária da China central e ocidental, porém encontra-se largamente difundida pelos EUA e Canadá.
Pode crescer até quase 1 metro por ano, chegando a medir entre 10 e 18 metros de altura. Ao contrário das outras árvores da crescimento rápido, esta espécie pode viver até 100 anos.


Esta árvore é notável por sua floração, que ocorre na Primavera e recobre os galhos da planta, sem folhas, com inúmeros grupos de pequenas flores roxas e com cheiro semelhante à baunilha, muito aromáticas.
É uma excelente opção para jardins, praças, parques, campos. É conhecida por trazer sorte e fortuna e por este motivo é muito plantada na frente das casas na China e Japão.


Uma curiosidade interessante, é que na China e no Japão, quando nasce uma menina, os pais plantam uma Paulownia para ela e, quando ela se casa, fazem um baú de casamento com a madeira da árvore. É também plantada próxima à entrada das casas, pois acredita-se que traz boa sorte.
_______________________________________________________________________________
 
Rápido guia de cultivo

Germinação:
-  Semeie no Outono;
- Apenas espalhe as sementes sobre a superfície de um substrato leve, bem drenado e com um pouco de matéria orgânica. Não cubra as sementes!
- Cubra o vaso com plástico transparente e deixe em local bastante iluminado, exceto luz direta do sol (lâmpadas fluorescentes funcionam muito bem), e sob temperaturas de 20 a 25˚C;
-  Germina em 10 a 28 dias.

Solo, local e informações de cultivo:
  • Humidade: média.
  • Temperatura: 5-28˚C (climas temperados, subtropicais, tropicais e tropicais de altitude).
  • Luz: sol pleno.
  • Solo: qualquer substrato que retenha água, tenha boa drenagem e seja fértil é suficiente. Se seu substrato não tiver muita aeração, deve incluir areia, perlita, vermiculita ou turfa. Se seu substrato não tiver muita fertilidade, deve incluir matéria orgânica como humus, terra vegetal ou outros adubos naturais.
  • pH do solo: 6 a 8
  • Irrigação: irrigue regularmente.
  • Para ser plantada em exteriores.
  • Excelente para árvore para bosques e jardins frontais.
  • Excelente opção para bonsais.