sexta-feira, 29 de junho de 2018

Magnólia-amarela (Magnolia champaca)


Michelia champaca 222
A Magnólia é uma grande árvore de folhas perenes muito conhecida por sua forte fragrância e tem flores amarelas ou brancas. Natural do Sudeste da Ásia (sobretudo Índia, mas também ocorre na Malásia e Indonésia).
É uma árvore, no entanto, cultivada principalmente para extração de sua madeira, e também usada para arborização urbana. Suas sementes cobertas com arilo são muito atrativas a pássaros.
É uma árvore da família Magnoliaceae, também conhecida como abacate-louro. Árvore de porte médio, com tronco ramificado desde a base.
A casca é lisa, de coloração acinzentada, com cicatrizes amareladas nos ramos novos. As folhas são simples, de coloração verde brilhante na parte superior (e esbranquiçada na inferior).
Michelia champaca 1
As flores são amarelo-alaranjadas e perfumadas. O fruto, com muitos carpídeos (cada uma das unidades separáveis de um fruto múltiplo) lenhosos e isolados. Cada carpídeo apresenta uma ou duas sementes, liberadas através de sua abertura.
Árvore relativamente comum na arborização urbana, embora seja exótica (é, aparentemente, originária da Índia), possui tronco ereto e uma copa ampla, que dá bastante sombra.
No Brasil é basicamente utilizada como uma planta ornamental. Além disso, suas folhas, casca e o óleo de suas sementes têm alguns usos populares. O chá de suas folhas é indicado no combate às infecções da garganta.
A casca, após a decocção (processo de extração dos princípios ativos pela ação de líquido em ebulição), possui propriedades estimulantes, tônicas e diuréticas. Já o óleo das sementes é empregado, em fricção, contra dores articulares e reumatismo.
Essa espécie, aliás, sempre aparece como uma planta importante na medicina indígena. Estudo farmacológico com o extrato da casca de sua raiz indicou propriedade inseticida potente contra a larva do mosquito Aedes egyptii.
É considerada uma espécie invasora de florestas em estágios inicial e médio de regeneração. Seu cultivo fora da sua área natural deve ser feito com cautela.
A Magnólia-amarela é cultivada e usada como uma árvore ornamental em jardins de clima temperado.
Época de frutificação e floradaEla normalmente floresce entre dezembro e fevereiro, e dá seus frutos de fevereiro até outubro.