quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Grão-de-bico

Como ler uma infocaixa de taxonomiaGrão-de-bico
Grão-de-bico branco e verde
Grão-de-bico branco e verde
Classificação científica
Reino:Plantae
Divisão:Magnoliophyta
Classe:Magnoliopsida
Ordem:Fabales
Família:Fabaceae
Subfamília:Faboideae
Género:Cicer
Espécie:C. arietinum
Nome binomial
Cicer arietinum
Carolus Linnaeus
grão-de-bico, também chamado de gravançoervançoervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala, é uma leguminosa da família das fabáceas,[1] muito distribuída na Índia e no Mediterrâneo.
Tal como o chícharo e o feijão, o seu cultivo é muito difundido para consumo humano, consumindo-se geralmente cozido, ou após moagem fina, em preparados a partir da sua farinha.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Gravanço" e "ervanço" se originam do espanhol garbanzo.[2]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Trata-se de uma planta herbácea, que mede entre 20 e 50 centímetros de altura, de flores brancas que desenvolvem uma bainha, em cujo interior se encontram 2 ou 3 grãos, no máximo. Os grãos de cor castanho-claro (ou também verde) são arredondados, tendo uma pequena "espora". A sua periodicidade é anual.
Cicer arietinum preto no Museu de Toulouse.

Nutrição[editar | editar código-fonte]

O grão-de-bico é uma leguminosa com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínassais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, devido à grande quantidade de celulose contida na casca, o grão-de-bico estimula o bom funcionamento dos intestinos.
O grão-de-bico, do ponto de vista nutricional, é um excelente alimento.[3]
Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol. Cada 100 gramas de grão contém 6 gramas de fibras, sendo nas sua maioria fibras solúveis, ajudando de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol.
ácido fólico pode-se encontrar em doses generosas no grão.
Vários estudos referem a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como no tratamento de vários tipos de anemia. Contém uma generosa quantidade de cálcioferro e magnésio, minerais que desempenham funções importantes no nosso organismo. É indispensável numa dieta alimentar equilibrada. O grão-de-bico também possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado pra produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão a sensação de bem-estar, satisfação e confiança.[4]

Culinária[editar | editar código-fonte]

O grão-de-bico é usado para o preparo de uma pasta árabe chamada Homus.
Sendo um alimento relativamente barato, oferece uma grande versatilidade na culinária.
Cicer arietinum HabitusFruits BotGardBln0906a.jpg
Planta
Chickpea pods.jpg
Bainha com grãos.
Chickpea grains.jpg
Grãos prontos para o consumo.
140417 dulce-de-garbanzos-luis-figueroa-luisfi.JPG
Doce de grão-de-bico.