Imagem cortesia de Cristóbal Alvarado Minic
As plantas são simpatiais , o que significa que produzem uma série de crescimentos a partir de um rizoma horizontal. Cada crescimento tem um pseudobulbo , coberto por uma fina camada de papel feita de uma folha morta (chamada bráctea). Os pseudobulbos são grossos, mas significativamente mais longos do que largos. No topo do pseudobulbo, algumas espécies (o grupo unifoliado) produzem uma única folha, enquanto outras têm duas folhas (ou ocasionalmente três). As folhas ficam um pouco mais grossas para ajudar a planta a conservar a umidade. Também no topo do pseudobulbo, há uma pequena bainha que protege a inflorescência em desenvolvimento antes que ela se estenda e floresça. (Você pode ver quando os botões começam a se desenvolver: coloque alguma luz de fundo na bainha e verá uma sombra quando a planta começar a se preparar para florescer.)
A primeira espécie a ser descoberta foi C. labiata (foto acima); um homem chamado William Cattley recebeu um em um carregamento de orquídeas, usado como material de embalagem para outras plantas! Ele cuidou da saúde e, quando floresceu, o botânico John Lindley nomeou o gênero em sua homenagem. A planta criou uma grande emoção na época!
As cattleyas são fáceis de cultivar. Aqui está o que você precisa saber:
Forneça iluminação alta, 2000 a 3000 pés de vela, como uma janela voltada para o sul ou uma janela voltada para o leste brilhante. (De qualquer maneira, no hemisfério norte!) A luz solar direta geralmente será muito, embora você possa acostumar as plantas a ela. Se a planta não florescer, a primeira coisa a tentar é dar mais luz.
Cattleya gosta de secar brevemente entre as regas ; use uma mistura de envasamento como casca de abeto de grau médio que drena bem. ( Repita o processo quando a planta começar a crescer sobre a borda do vaso.) Após a floração, algumas espécies gostam de um descanso seco e seco: regue um pouco menos pelos próximos dois meses e depois retome a rega e a fertilização normais .
A maioria se sai melhor em temperaturas intermediárias, geralmente de 21 a 27 ° C durante o dia, com uma queda de 10 a 15 ° F à noite (6 a 8 ° C). Algumas espécies precisam mais quente do que isso, mas as temperaturas intermediárias são melhores para a maioria. (Se houver luz suficiente e sua planta não estiver indo bem, tente aumentar a temperatura.) Muitas Cattleya vêm de áreas um pouco mais áridas do que a maioria das orquídeas tropicais, para que possam se sair bem com um pouco menos de umidade, digamos 50-60% .