As orquídeas Vanda são conhecidas por suas flores grandes e vistosas. Como a Phalaenopsis , de espécies distantes , são orquídeas monopodiais , mas geralmente têm muito mais folhas no caule. Eles também gostam de condições de cultivo bastante diferentes: em particular, a luz Vanda é garantida por causar queimaduras solares em Phalaenopsis . Essas plantas têm flores muito grandes e bonitas em uma ampla variedade de cores; eles foram amplamente hibridados para produzir algumas plantas muito espetaculares, e também existem muitos híbridos intergenéricos com tipos de orquídeas relacionados .
Vanda coerulea supra ('Superior Blue' × 'Blue Monday')(Sobre nomes de orquídeas)Vanda coerulea supra , também conhecida como Variedade de Lord Rothschild, é a mais próxima que você encontrará de uma orquídea azul . (Não existe uma orquídea verdadeiramente azul.)
As plantas são originárias de partes da Ásia, particularmente do Sudeste Asiático.
As Vanda geralmente têm temperaturas quentes durante o dia entre 21 ° C e 35 ° C, com uma queda de 10 a 15 ° C à noite (6-8 ° C). Eles também gostam de iluminação de alta, como 3.000-5.000 footcandles, ainda mais do que Cattleya s . Eles podem ser gradualmente adaptados para iluminação ainda mais alta em muitos casos.
Tente fornecer umidade de cerca de 70%. 50% é provavelmente o mínimo com o qual você pode se safar.
Eles gostam de muito ar até as raízes, por isso, se você tiver umidade suficiente e puder regar pelo menos diariamente, cultivá-las com bareroot em cestas de teca funciona bem. Caso contrário, sugiro casca de orquídea grossa , carvão vegetal, rolhas de vinho ou outra mistura grossa de envasamento, em uma panela de barro. Água à medida que se aproximam da secura, pois não têm como armazenar água.
Muitas Vanda podem florescer 2-3 vezes por ano.