As orquídeas do gênero Vanilla crescem monopodialmente como videiras, tornando-as incomuns entre as orquídeas! É bom ter uma treliça, um pedaço alto de samambaia ou outro suporte para cultivá-las, pois elas podem atingir muitos metros de comprimento. Você pode colocá-las em musgo esfagno em uma panela de plástico , mas a planta logo crescerá muito além da panela e não dependerá muito dela; dependerá principalmente de suas raízes aéreas . A nebulização freqüentemente será a maneira preferida de regar , e a planta apreciará a alta umidade, talvez 70%. 50% é provavelmente o mínimo para bons resultados. Eles devem ser regados quando estão se aproximando da secura, pois não têm uma maneira muito eficaz de armazenar água.
Devido aos requisitos de tamanho e umidade das plantas, elas são cultivadas mais facilmente em estufas ou (em climas tropicais) ao ar livre.
As condições de crescimento quente funcionam bem. Tente no final dos anos 70 abaixar os 24-29 ° C, com uma queda de 10 a 15 ° F à noite (6-8 ° C).
As condições de iluminação média ou alta funcionam bem; na natureza, a planta cresce em toda uma ou mais árvores e, geralmente, algumas partes da planta ficam mais leves que outras. Tente uma intensidade de luz de 2500-3500 velas de pé ou luz indireta brilhante.
As flores individuais de baunilha não duram muito; um dia por flor é típico. Mas eles têm um cheiro agradável e você recebe uma série de flores em cada inflorescência, continuando por um mês ou dois.