sexta-feira, 16 de março de 2018

FRUTA DO CONDE

conde
COMO CULTIVAR• O solo para o cultivo da fruta-do-conde deve ser de textura leve, bem drenado, farto em matéria orgânica, profundo e um pouco ácido. No mínimo 30 dias antes do plantio, abra covas de 60 x 60 x 60 centímetros, com espaçamentos que podem variar de 4 x 2 metros (pomares com alto grau de tecnificação) a 7 x 5 metros (plantios menos tecnificados). Adube com 20 litros de esterco de curral curtido, 600 gramas de superfosfato triplo, 200 gramas de cloreto de potássio e 200 gramas de calcário dolomítico. Acrescente ainda dez gramas de bórax e 20 gramas de sulfato de zinco, caso esses micronutrientes sejam insuficientes no solo. 
• Para plantar, dê preferência a mudas enxertadas adquiridas de viveiristas credenciados, que tenham matrizes de seleções superiores. Pomares formados por sementes, além de serem heterogêneos e demorarem mais para produzir, são mais vulneráveis ao ataque de pragas e doenças de raízes e de colo. Durante o crescimento das árvores, faça podas e também uma suplementação de nutrientes (NPK). 
• O desenvolvimento da planta vai bem sob temperaturas elevadas (mínimo de dez a 20 graus e máxima de 22 a 28 graus), com precipitação perto de mil milímetros ao ano. Para garantir a produção, evite regiões com excesso de chuvas no período de florescimento e maturação dos frutos. Também geadas e grandes oscilações do clima são prejudiciais à cultura. A árvore é alvo de invasores como brocas, ácaros e cochonilhas.

Conhecida também com fruta-pinha, a fruta do conde é nativa das florestas tropicais e é abundante no Brasil, embora ainda não seja tão popular no prato dos brasileiros. Entretanto, não faltam motivos para incluir esse alimento no cardápio, já que é repleto de propriedades benéficas para a saúde.Fonte de proteínas, ferro, cálcio, fósforo e uma série de vitaminas e carboidratos, a fruta do conde funciona como um poderoso diurético e energético. Além disso, o alimento ainda conta com efeito adstringente, anti-inflamatório, antiespasmódico e antirreumático.