terça-feira, 19 de junho de 2018

Nespereira-da-Europa Mespilus germanica

NESPEREIRA-DA-EUROPA
Mespilus germanica
 

Planta nativa do sudoeste da Ásia e sudeste da Europa, especialmente a costa do Mar-negro da atual Turquia. É uma planta arbustiva, que ocasionalmente se assemelha a uma pequena árvore. Em situações ideais, pode crescer a até 8 metros de altura e viver em média de 30 a 50 anos. 


Seu cultivo data de 3.000 anos atrás, e foi realizado inicialmente no Mar Cáspio, ao norte do Irã. Foi introduzida na Grécia em 800a.c. e em Roma em 200a.c!


O fruto é ácido e amargo, por conter muitos taninos. Se torna mais palatável ao passar do tempo, ou então quando é armazenado em locais frios.
_______________________________________________________________________________

Rápido guia de cultivo

Germinação

- Semeie preferencialmente no Outono
- Deixe as sementes de molho durante a noite
- Prepare um substrato com pouca matéria organica, com materiais como areia, fibra de coco, vermiculita ou turfa.
- Encha pequenos recipientes com este substrato, distribua as sementes sobre a superfície e pulverize uma micro camada de substrato sobre as sementes. Não as cubram demais!
- Tampe a boca do recipiente com plástico transparente.
- Deixe 2 semanas a temperatura ambiente (15 a 20˚C).
- Depois deixe por 2 meses na geladeira (à temperatura aproximada de 4˚C).
- Após retirar da geladeira, deixe em local bastante iluminado (sem luz direta do sol) e a temperaturas entre 20 e 25˚C. Verifique sempre a umidade, e caso esteja secando, reponha a umidade gentilmente, através de spray ou pulverizador.
- Tenha muita paciência: a germinação pode demorar muitos meses!

 Solo, local e informações de cultivo:
  • Humidade: média.
  • Temperatura: 5-25˚C (climas temperados, subtropicais e tropicais - verões quentes e invernos amenos). Resistente a altas temperaturas por curtos períodos.
  • Luz: sol pleno.
  • Solo: qualquer substrato que retenha água, tenha boa drenagem e seja fértil é suficiente. Se seu substrato não tiver muita aeração, deve incluir areia, perlita, vermiculita ou turfa. Se seu substrato não tiver muita fertilidade, deve incluir matéria orgânica como humus, terra vegetal e adubos naturais.
  • pH do solo: 5.5 a 7
  • Irrigação: irrigue regularmente.
  • Para ser plantada em exteriores.
  • Excelente para árvore de jardim.