quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Lycopodium complanatum Cedro

Lycopodium complanatum Cedro


moído Lycopodiaceae (família musgo)

Cedro terrenoDescrição
Geral - perene com enraizamento, caules horizontais rastejando sobre ou próximo à superfície do solo, até 1 m de comprimento; hastes ascendentes eretas, verde esbranquiçado, muito ramificado, 5 - 30 cm de altura, achatado (semelhante ao cedro).
Folhas - em 4 fiadas verticais, pontiagudas, parcialmente fundidas a um caule, em 3 formas; o maior na parte superior, apoiado contra o corpo, com base elevada; menor na parte inferior, em forma de furador; folhas laterais em formato de ovo a furador com pontas curtas e livres.
Aglomerados de esporos - em axilas de brácteas em forma de ovo amareladas a esverdeadas, densamente agrupadas em cones de 1 - 3, 6 - 30 mm de comprimento em hastes bifurcadas de 10 - 65 mm de comprimento nas pontas dos caules.
Habitat
Bosques abertos, matagais, charnecas e encostas rochosas; comum na floresta boreal do noroeste de Ontário, ao norte até a linha das árvores; circumpolar.
Notas
Na Europa e na América do Norte, o cedro moído era seco, transformado em pó e usado para fazer um chá medicinal para aumentar a produção de urina, estimular o fluxo menstrual e aliviar os espasmos. Foi considerado útil para corrigir 'queixas femininas' e estimula o desejo sexual. O pó de esporos foi colocado no nariz de pessoas que precisavam ser revividas. Também foi dito que, se os esporos fossem fervidos, a decocção mataria os piolhos e melhoraria o vinho ruim. Os esporos eram usados ​​como pó para polvilhar na indústria farmacêutica, protegendo superfícies abrasivas e evitando que os comprimidos grudassem uns nos outros.