Euphrasia officinalis
Esta erva, cujas flores curiosamente se assemelham aos olhos humanos, é boa para os olhos. Embora pouco investigada, contém constituintes que se sabe terem um efeito tonificante sobre as membranas mucosas, incluindo as dos olhos.
Descrição: Planta da família das Scrophulariaceae, também conhecida como consolo-da-vista.
A Eufrásia é uma planta parcialmente parasitaria. Ela contém clorofila, mas obtém de seu hospedeiro água e minerais.
O nome Eufrásia vem do grego Eufrosina grego, que era uma das Três Graças e era conhecida por sua alegria, jovialidade e alegria.
Embora conhecida pelos gregos antigos somente no século 14 que é mencionado para "todos os males do olho". Sendo considerada uma das principais plantas usadas em afecções dos olhos, principalmente no alívio da conjuntivite.
Parte utilizada: Parte aérea.
Princípios Ativos: Ácido ascórbico, ácido cafeico, ácido ferúlico, aucubina, betacaroteno, galotaninos, taninos .
Propriedades medicinais: Adstringente, analgésica, anestésica, antialérgica, antiespasmódica, anti-inflamatória, aperiente, cicatrizante, digestiva, expectorante, peitoral.
Indicações
Distúrbios dos olhos - Na fitoterapia ocidental, a eufrásia é um remédio específico para problemas dos olhos, tais como a conjuntivite ("olho vermelho") e a blefarite (infecção da pálpebra). Pensa-se que, se tomada internamente, cura a superfície do olho, aliviando a inflamação e controlando a lacrimação excessiva. Uma infusão de Eufrásia bem filtrada pode ser aplicada sobre o olho parcialmente fechado. Tradicionalmente, a erva é tomada para melhorar a visão.
Na Islândia, o suco expresso é usado para a maioria das doenças do olho e na Escócia, os Hidrolandense fazem uma infusão da erva em leite e ungir os olhos fracos ou inflamados com uma pena mergulhada nela
Catarro e febre do feno - Tomada regularmente, no Verão, por pessoas com febre-dos-fenos, a eufrásia ajuda a controlar sintomas alérgicos, tais como espirros, comichão nos olhos e excesso de muco aquoso. Os problemas semelhantes que afetam ouvidos, nariz e garganta também podem beneficiar com o seu uso.
Outros Usos - Abrir o apetite, cãibras, cicatrizar feridas, digestão, dor de cabeça, herpes, infecções respiratórias, insônia, lacrimejamento, perturbações nervosas, rinite alérgica, sensibilidade excessiva à luz solar (dos olhos), vermelhidão dos olhos, sinusite.
A erva seca é um ingrediente na British Herbal Tabaco, que é fumado mais útil para constipações crônicas brônquicas.
Modo de usar:
- Maceração, por 30 minutos de 5 g, de partes aéreas, em 100 ml de água. Usar em compressas sobre os olhos.
- Infusão de 1 g da planta seca, em uma xícara das de chá de água. Tomar duas vezes ao dia.