Abóbora moranga
Cucurbita maxima
Introdução
A espécie C. maxima foi domesticada originalmente na América do Sul nas regiões do Peru, Bolívia e Argentina. Os povos indígenas da América do Sul o usaram por séculos como um alimento básico em sua dieta. Os europeus rapidamente adotaram a abóbora com a colonização reconhecendo-a como uma importante fonte de alimento. No Brasil, a abóbora moranga era tradicionalmente usada para fazer sopas, saladas e ensopados; entretanto, ela foi substituída nesses pratos por uma nova variedade de abóbora, a abóbora híbrida . No Brasil e em Portugal, a abóbora moranga agora é usada principalmente para fazer sobremesas.
Em diferentes regiões do Brasil, a abóbora moranga é conhecida por diferentes nomes, como moranga ou comúm no sul do país e jerimum no norte.
Produção
Cultive a abóbora mornaga usando as mesmas práticas de produção da abóbora ou abóbora. Para obter informações sobre a produção e manejo de calabaza, consulte o New England Vegetable Management Guide e clique em abóbora e abóbora.
Fontes Semente
Essas sementes geralmente não estão disponíveis nas empresas de sementes da América do Norte, mas podem ser encomendadas especialmente. A empresa de sementes Topseed no Brasil comercializa a variedade "Moranga Exposição", que é a mais popular. É difícil encomendar a semente diretamente desta empresa devido às licenças necessárias. Muitas empresas comerciais nos Estados Unidos são criadas para solicitar essas sementes diretamente.