Artemisia Abrotanum
O nome artemísia é uma homenagem a deusa grega Artemis, pouco utilizada na medicina fitotérápica, dizem que pode combater a insônia.
Descrição : Planta da família das Asteraceae, também conhecida como aurônia, abrótega, abrótica, abrótono, alfacinha-do-rio, artemísia, erva-lombrigueira e juntamente com a artemísia e o absinto forma a gênero artemísia.
É uma planta aromática que possui flores amarelas com folhas verde-cinza, pequenas e estreitas.
Forma uma espessa vegetação arbustiva, é amplamente cultivado por jardineiros, muito atrativa pelo seu forte odor de cânfora.
As folhas são pequenas, estreitas e de penas e as pequenas flores são amarelas.
Indicações : Ascite, asma, dispneia, enfermidades nervosas, estomatite, frieira, processos exsudativos, tuberculose do peritônio e do mesentério.
Atualmente o abrotano é pouco utilizado na medicina fitoterápica, exceto na Alemanha, onde cataplasmas são colocadas as feridas, lascas e as condições da pele e é utilizado ocasionalmente para tratar queimaduras.
As folhas são misturadas com outras ervas em banhos aromáticos e é dito para combater a insônia.
É antisséptico e mata vermes intestinais e uma infusão das folhas é dito para funcionar como um repelente natural de insetos quando aplicadas na pele
História : O nomes Artemísia é uma homenagem para à deusa Ártemis. As plantas do gênero, juntamente com artemísia e absinto possuem uma cânfora com forte odor e foi usada por muito tempo como um aromatizador.
Na antiguidade os cidadãos romanos acreditavam que o abrotano protegia os homens da impotência. Diz-se também que os jovens na Espanha e a Itália medieval, esfregavam as folhas frescas de abrótano em seus rostos para promover o crescimento da barba, claro que tudo isso hoje é considerado tolice.
Nas áreas rurais do mundo medieval, o abrótano era conhecido como "amor de jovem" e "seduzindo a moça", a erva adquiriu uma reputação de aumentar a virilidade dos jovens. Por isso foi empregada em poções de amor.
O abrótano também foi colocado debaixo do colchão na Grécia Antiga e Roma Antiga para despertar a luxúria em seus ocupantes.
Plantio : Ele pode ser facilmente propagada por estacas ou por divisão de raízes.
Origem : Europa meridional e da Ásia maior.
Propriedades : Anti-helmíntica, carminativa, diurética, estimulante, tônica.
Modo de Usar :
- Infusão de uma pitada de folhas secas de abrótano em uma xícara de água fervente, sem açúcar. Deixar amornar e fazer vários bochechos durante o dia para estomatite;
- Infusão de três colheres de folhas secas em 150 ml de água fervente, deixar repousar e coar. Fazer massagens no couro cabeludo, com as pontas dos dedos, três ou quatros vezes por semana como loção capilar;
- Infusão de doze colheres de folhas secas em 300 ml de água fervente, adicionar à água do banho;
- Infusão de 1g de folhas secas em uma xícara de água fervente e adoçada, tomar duas ou três xícaras ao dia para menstruação difícil e dolorosa;
- Infusão de duas colheres das de café de folhas secas em 57ml de água fervente, deixar amornar e coar. Beber morno no uso geral.
Bibliografia :
Kingsley, Rebeca - Ervas, Guia Prático, Nobel, 1998.