sábado, 3 de dezembro de 2016

Adenium obesum


Uma espécie altamente variável, com uma vasta gama de plantas, folhas e formas de flores. Geralmente auto estéril, embora alguns clones produzem sementes quando estão sozinhas. As folhas podem ser pequenas ou grandes, lisas ou tomentosas; o crescimento pode ser compacto e espessa ou alto e magro; caudex baixo e gordo ou alta e estreito . Suas flores vão desde o branco puro até rosa típico, quase vermelho-escuro.


Adenium obesum, como apresentado aqui, ocorre em duas populações diferentes. Uma ocorre quase em toda a África e numa maior parte ao sul do Saara, do Senegal para o Sudão e Quênia. Outra população, supostamente da mesma espécie, ocorre na Tanzânia, no sul do Quênia e norte de Moçambique. 


O identificador mais útil desta espécie é, provavelmente, as pétalas que se desvanecem de mais escura nas margens de cor mais pálida em direção à garganta. Os apêndices das antenas cresce para a borda da garganta ou um pouco mais além. Esta é uma espécie potencialmente verdes que pode florescer em qualquer época do ano, sob condições tropicais. Os caudex variam de pouco desenvolvida a substancial em diferentes clones, mas nunca são tão grandes como as de A. arábica, somalense ou socotranum .

Adenium obesum tem sido altamente selecionado no cultivo, produzindo uma ampla gama de cores do branco ao vermelho roxo e deslumbrantes, alguns com marcas negras. Há também bicolores e mutantes com flores ou folhas variadas, deixa além do verde, e várias formas de folha.