domingo, 12 de novembro de 2017

BENEFÍCIOS MEDICINAIS DA CENOURA

Daucus carota

Descrição : Da família das Apiáceas. Planta bienal de até 80 cm de altura, com folhas divididas e flores brancas agrupadas em umbelas terminais. O caule ereto chega a atingir de 30 a 2 metros de altura, é ramificado e pouco folhoso na sua parte superior. As folhas são divididas e subdivididas em segmentos, de formato lanceolado e possuem odor aromático. As numerosas flores aparecem na parte terminal do caule, no formato de guarda-chuva e de coloração avermelhada ou branca. O fruto semente é elipsóide, dorsalmente comprimido. A cenoura cultivada tem a raiz carnosa, grossa, de cor amarelada, alaranjada ou avermelhada, e faz parte dos hábitos alimentares brasileiros pelas suas propriedades alimentícias e curativas. De preferência, deve ser cultivada em solos arenosos ou areno-argilosos drenados, com baixa acidez, e em climas amenos. O fruto semente deve ser plantado na época mais seca do ano e as mudas mais vigorosas transplantadas para local definitivo. A colheita deve ser feita 3 a 4 meses após a semeadura. Se a cenoura não for colhida em tempo hábil, a planta vai soltar o escapo floral e somente servirá para sementeira.
Parte utilizada: Folhas, raízes, sementes, óleo das raízes.
Habitat: É natural da Ásia e Europa e hoje seu cultivo como alimento se propagou por todo o mundo.
Historia: Foi levada para a Europa pelos árabes, chegou ao novo mundo e hoje é uma das hortalícias mais cultivadas no Brasil.
Origem : Europa e Ásia. Hoje, está sendo cultivada em quase todos os países.
Modo de Conservar : A raiz deve ser consumida fresca. As folhas e frutos sementes podem ser secos à sombra e guardados em recipiente de vidro bem tampado.
Propriedades : Antidiarreica, remineralizante, diurética.
Indicações : Combate transtornos metabólicos e endócrinos (anemia, hipertiroidismo, dismenorreia, depressão nervosa), diarreia e colite, parasitos intestinais (oxiúros). É usada em cataplasmas (queimaduras) e decocção (rouquidão e tosse). É utilizada (em cataplasma ) para curar feridas infectadas e também como cosmético para embelezar a pele.
Princípios Ativos : Pectina, sais minerais diversos (potássio e fósforo), óleo essencial dentre outros.
Contraindicações/cuidados: O suco de cenoura em excesso pode causar diarreia em bebês e crianças mais novas, ou em adultos com sistema gastro intestinal delicado..
Modo de usar:
Comida crua, cozida, saladas, maionese, salpicão, cozidos, tortas, bolos, suflês, purês, patês, sopas, cremes,
Suco puro ou com outros sucos.
Folhas na preparação de bolinhos, sopas e refogados.
Suco com mel: vias respiratórias, catarro, tosse, rouquidão.
Óleo em massagem: drenagem linfática, edemas, inchaços.
Salada nutritiva : lave muito bem 1 raiz média. Raspe a casca fina, apare as pontas e rale. Adicione 1 colher de chá de azeite e o suco de 1/2 limão. Coma antes das principais refeições.
Cozimento nutritivo : em uma panela, coloque 1 colher de sopa de óleo de cozinha e 1/2 dente de alho amassado. Frite bem e acrescente 2 xícaras de chá de folhas frescas fatiadas. Cozinhe até amolecer e adicione 1 pitada de sal. Coma durante as principais refeições.
Flatulência : rale uma raiz média e esprema em um pano, para obter o seu suco. Tome o suco antes das principais refeições.
Diurético : coloque uma raiz cortada em rodelas finas em 1/2 litro de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos. Espere esfriar e coe. Tome 1 xícara de chá, após o desjejum, antes das principais refeições.
Afecções cutâneas : rale 1 raiz média e junte 2 colheres de folhas frescas picadas. Amasse bem. Espalhe sobre uma gaze e aplique sobre a parte lesada, 2 vezes ao dia. Complete o tratamento ingerindo o suco de cenoura ralada, pois favorece a cicatrização.
Bronquites : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de fruto semente seco e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, espere esfriar e coe. Tome 1 xícara de chá, 2 vezes ao dia, podendo ser adoçado com mel.
Aromaterapia : Regenerador da pele, equilibra e estimula o sistema endócrino feminino, possui aroma de raízes.
Cenoura
Farmacologia: O B-caroteno, percursor da vitamina, que transformado no fígado, essencial para a visão, também e necessário para conferir a pele textura macia, contrapondo-se a queratinização natural ou decorrente de afecções dermatológicas como a psoríase, eczemas, etc.
O B-caroteno também favorece a formação de glóbulos vermelhos; Além dos aminoácidos e demais vitaminas que, por si, falam do valor desta hortaliça reputada como alimento altamente nutritivo, as partes áreas gozam de propriedades terapêuticas também, mas não foram encontrados estudos sobre estes aspectos, embora empiricamente sejam usados na medicina caseira; A cenoura aumenta as secreções glandulares, favorece a lactação, também se atribui a ela ação sobre o sistema hepatobiliar, renal e digestivo; O cálcio é encontrado na cenoura sob a forma de pectatos de cálcio, que já mostrou ser um antagonista natural do colesterol, combinado-se com este e os sais biliares durante a digestão.
Da pectina, coloide hidrofilo classificado como fibra branda, já se conhece a importância; O carotene resiste ao cozimento brandopor 10 a 20min, mas as vitaminas e sais minerais não, onde se recomenda o consumo da raiz crua para seu melhor aproveitamento como nutritiva, repositora de vitaminas e remineralizante; O fósforo presente responde pelo efeito restaurador dos nervos e sobre o cansaço mental; O bioquímico Franklin H.B.,- precursor do "leite vegetal" de hortaliças que focou suas pesquisas na produção de um leite alternativo para os vegetarianos e os intolerantes a lactose - aperfeiçoou um produto que e 3 vezes superior ao leite animal, em concentração de nutrientes.
Posologia: Adultos: A raiz crua como alimento, ad libidum, para todas as indicações; Uma raiz crua, ralada com 1 dente de alho, com algumas sementes de erva-doce, em jejum, como vermífugo durante 5 dias consecutivos.
Crianças tomam de 1 ;3 a 1 ;2 da dose; O suco de 1 raiz, preferencialmente centrifugado, 3 vezes ao dia para úlceras gastro duodenais, afecções da pele e das vias urinárias; O infuso de 1 raiz fatiada para 1 xícara de água e diurético; A raiz crua ralada, com ou sem adição de parte das ramas, pode ser usada em cataplasmas para afecções da pele, e também como repositora de vitaminas e nutritiva nas anemias e clorose; O xarope, para afecções respiratórias, e feito com 250g de raízes cozidas em 500ml de água, espremidas e acrescidas de 2 colheres de sopa de mel. Toma-se 1 colher de sopa ate 5 vezes por dia.
Nas laringites toma-se 1 colher de sobremesa de hora em hora; Com as folhas vaporizadas se prepara um cataplasma para afecções da pele que deve permanecer por 20min, ate 2 vezes por dia; O infuso de 4g (1 colher de sopa para cada xícara de água) das ramas e derretido, ajuda a eliminar cálculos renais e biliares; O decocto de 1 g (1 colher de café) é indicado para anuria, litíase renal e biliar, amenorreia e catarro brônquico; Para finalidades terapêuticas, tanto a planta quanto sementes devem ser orgânicas; Crianças: tomam de 1 \3 a 1 \2 dose, de acordo com a idade.