quarta-feira, 29 de novembro de 2017

CINERÁRIA MARÍTIMA

Senecio cineraria

Descrição : Planta da família das Asteraceae, também conhecida como moleiro empoeirado. É uma planta anual, possui folhas cinzas prateadas, possui flores amarelas ou brancas.
A cinerária marítima, que apesar do nome não vive no mar, é uma planta ornamental, muito conhecida pelos jardineiros norte-americanos.
Pode ser encontrada em serras e montanhas de clima temperado, cresce como moita e atinge até 80cm de altura
Parte utilizada: Folhas, flores.
Origem : Região mediterrânea.
Princípios Ativos: alcaloides (jacobina), flavonoides, taninos , mucilagens.
Propriedades medicinais: Antiespasmódica, anti-histérica, anti-inflamatória, cicatrizante, descongestionante, emenagoga.
Indicações: Conjuntivite, inflamação, inchaço das pálpebras, olhos irritados e cansados, restabelecer o fluxo sanguíneo, acalmar dores.
É matéria-prima de um colírio usado no tratamento da catarata, o remédio á base da planta melhora o grau de transparência do cristalino, lente natural dos olhos. Daí, ajuda a tratar a visão embaçada pela catarata.
Contraindicações/cuidados: Contém alcaloides pirrolizidínicos que são hepatotóxicos, logo é melhor apenas usar externamente.
Efeitos colaterais: O uso interno pode prejudicar o fígado.
Modo de usar:
Infusão 1 colher das de sopa de folhas e flores em 1 copo de água fervente. Tampa até anormal. Coar e aplicar sobre as pálpebras em compressas, com algodão, durante 15 minutos.
Sumo de 3 xícaras das de chá de folhas e flores frescas espremidas em 1 pano. Aplicar o suco nas pálpebras inchadas com chumaço, também sobre chagas.
Cinerária Marítima