terça-feira, 31 de julho de 2018

Azevém

Imagens de Azevém embalagem com 3 kgsORIGEM: Originário do Mediterrâneo, Sul da Europa e Norte de África. Trata-se de uma gramínea anual, cespitosa, que possui folhas finas e tenras, cujo o porte chega a atingir 1,2m de altura. É rústica, agressiva e perfilha em abundância, com excelente ressemeadura natural.

SOLO: Desenvolve-se rapidamente bem em qualquer tipo de solo, mas prefere os argilosos, férteis e úmidos, para proporcionar grandes rendimentos. É mais exigente em fertilidade e umidade do que a aveia, resistindo bem a umidade excessiva e acidez. Para o plantio, deve-se preparar muito bem o solo, pois suas sementes são muito pequenas e não vencem os torrões que por ventura permaneçam no solo.

CLIMA: O Azevém é adaptado a temperaturas baixas, não resistindo ao calor, desenvolvendo-se desta forma somente durante o inverno e a primavera. Exige regiões que apresentam bom índice de precipitação pluviométrica.

COMPOSIÇÃO: Tanto seu pasto como seu feno são muito apreciados pelos animais, possuindo bom valor nutritivo. No caso da fenação, os cortes devem ser efetuados antes da floração, sendo o primeiro aproximadamente aos 90 dias após a semeadura, e o segundo 40 - 50 dias após primeiro. As demais brotações são utilizadas com pastejo direto. Possui ótima palatabilidade e digestibilidade. Pode apresentar rendimento entre 25-30 t/ha de massa verde.

UTILIZAÇÃO E RENDIMENTOS: A utilização poderá ser feita em pastoreio direto, colocar os animais quando as plantas atingirem de 15 a 20 cm de altura, retirando-os assim que esteja o pastoreio regularmente comido, permitindo desta forma o suficiente período de descanso, compensando com adubação nitrogênada para apurar o rebrote das plantas. O avenal será melhor utilizado, quando haja divisões suficientes que permitam o pastoreio por parte e em rotação. De acordo com a intensidade de utilização, o período de pastoreio varia de 3 a 5 meses. Poderá ser feito de 2 a 4 cortes, dependendo da fertilidade do solo e adubação. A produção de massa verde por Ha e variável; 15 a 25 Ton por Ha são produções compensadoras. A melhor época para fenação é quando os grãos já tenham passado do estado leitoso, porém, não se encontrem ainda endurecidos. O feno produzido neste período é excelente e fácil de produzir. O rendimento em feno varia muito, está diretamente relacionado com as condições de fertilidade do solo e adubações empregadas.