terça-feira, 31 de julho de 2018

Oliveira-ornamental (Elaeagnus Pungens)


Elaeagnus Pungens
Espécie também conhecida pelos nomes populares, de: Eleagno, Oleastro e Oleagno.
A Oliveira-ornamental é uma planta pertencente á família Elaeagnaceae, que se caracterizam por serem plantas angiospérmicas, aquelas plantas que possuem flores em sua composição e pertence à ordem de plantas Rosales.
As plantas pertencentes à família das Elaeagnaceae são árvores de pequeno porte ou arbustos nativos das regiões que apresentam clima temperado.
Essa família agrupa em torno de 50 espécies diferentes de plantas, que de uma forma geral, são espinhosas e possuem folhas simples e cobertas por pequenas escamas ou pelos. A maioria das plantas que pertencem a esta família são xerófitas, isto é, plantas que não precisam de muita água para sobreviver, no entanto existem algumas espécies que são halófitas, que são plantas terrestres, que estão aptas a viverem no mar ou próximo deste e são tolerantes a salinidade.
A planta é nativa do continente Asiático, mais precisamente da China e do Japão que foram os primeiros lugares onde foram identificadas a sua presença. Devido a sua grande beleza esta planta é bastante utilizada com fins ornamentais.
A Oliveira-ornamental, se caracteriza por ser um arbusto lenhoso, ereto e com muitos ramos. Além disso, o pequeno arbusto é uma planta que possui ciclo de vida perene, isto é, possui um ciclo de vida longo – superior a dois anos.
Elaeagnus_pungens_bonsai
Uma planta do tipo arbusto é uma planta que se ramifica junto ao solo e possuem um porte pequeno quando comparado às árvores, os arbustos precisam de um espaço grande para se desenvolver bem.
A Oliveira-ornamental atinge uma altura média de 1,20 m a 2,40 m, porém já foram encontradas plantas com até 4,0 m de altura. Seus ramos são muito lenhosos, mas quando jovens possuem grande flexibilidade, o que facilita a condução dos ramos e sua utilização como cerca-viva.
Suas folhas são de formato ovalado e são cerosas. As folhas possuem uma coloração verde-oliva em sua parte superior e na parte inferior elas apresentam uma coloração prateada. As margens da folha do são irregulares e suas escamas são amarronzadas.
Normalmente a Oliveira-ornamental floresce no verão, e as flores desta planta possuem o formato de um sino pequeno. Elas possuem uma cor rosada tendendo a branco creme. As flores são axilares (se formam nas axilas das folhas), bastante perfumadas e muito discretas, pois elas ficam escondidas e camufladas em meio à ramagem.
Ela produz frutos, de tamanho pequeno, e que possuem uma coloração marrom-avermelhada, e possuem uma superfície prateada.
Os frutos do arbusto são comestíveis, no entanto o seu sabor não é dos mais apreciados, por não ser muito saboroso. No entanto, os frutos são atrativos para os pássaros e aves, servindo como alimento para estes.
Outra característica do vegetal é que ela possui espinhos esparsos.
Existem várias espécies de Oliveira-ornamentais, no entanto as que são mais conhecidas e cultivadas são as variedades que possuem as folhas com as margens ou o centro de coloração amarelada ou creme.
CultivoA Oliveira-ornamental é uma espécie de planta que gosta e aprecia o clima ameno, sendo uma planta tipicamente apropriada para o cultivo em regiões de clima temperado, contudo, ela é uma planta que se adapta facilmente aos climas: continental, oceânico, tropical, mediterrâneo e subtropical.
É uma planta que deve ser cultivada sob pleno sol ou a meia sombra. É um das poucas plantas arbustivas que pode ser cultivada sob meia sombra sem maiores preocupações e cuidados, pois ela tolera plenamente essa condição de cultivo.
O solo apropriado deve ser fértil e enriquecido com a utilização de material orgânico, no entanto, não tolera ser cultivada em solos alcalinos. É importante que o solo apresente uma boa permeabilidade e seja profundo.
Além disso, devem ser realizadas regas periódicas para que o solo fique apropriado para o cultivo. É uma planta que apresenta certo grau de resistência, inclusive ela suporta curtos períodos de estiagem.
elaeagnus-pungens091013-0489dukez
Pode ser cultivada de forma isolada ou em grupos de plantas, em jarros e jardineiras e também pode ser cultivado em regiões litorâneas, sendo colocadas em sacadas, varandas e coberturas, pois tem a capacidade de suportar ventos mais fortes. A planta também pode ser cultivada em sua forma natural, ou podem ser realizados trabalhos, como exemplo a topiaria, assim (arte de podar plantas em formas ornamentais).
Por ser uma planta arbustiva pode ser utilizada para a formação de cercas-vivas com bastante resistência, rusticidade e acima de tudo com grande beleza. Contudo, é uma planta que possui um crescimento considerado de moderado a lento.
Dependendo da forma de cultivo, esta planta pode sofrer podas de formação. Esse tipo de poda é importante para a confecção das cercas vivas, e também para controlar o crescimento invasivo da planta.
MultiplicaçãoA planta se propaga e dispersa com extrema facilidade, por isso em algumas localidades ela é considerada como uma planta invasiva (plantas que proliferam com facilidade e acabam invadindo áreas indesejadas).
Pode se propagar de duas maneiras: através da dispersão de suas sementes e por estaquia.
A propagação por dispersão das sementes acontece através da ação humana e de forma espontânea, onde os pássaros se alimentam dos frutos e espalham as sementes. As sementes são colocadas em outros locais para que germinem e assim gerem uma nova planta.
Na multiplicação por estaquia, são formadas estacas com os ramos da Oliveira-ornamental, e esses ramos necessitam ter a presença de folhas e raízes para que quando as estacas forem transportadas e colocadas em outros locais, elas tenham condições e capacidade de criar uma nova planta.
Os ramos que serão utilizados para reprodução da planta por estaquia podem ser feitos através do aproveitamento dos cortes feitos na poda de formação.
Na propagação da Oliveira-ornamental por estaquia, muitas vezes são usados enraizadores para acelerar o processo de estaquia.