segunda-feira, 23 de julho de 2018

Flor-do-beijo (Psychotria elata)


psychotria-elata
Também conhecida por Beijo-da-noiva, esta bela e chamativa flor é mais uma peça que a natureza nos prega.
A natureza dotou algumas plantas da capacidade de modificar suas estruturas para atrair os animais que necessitam para realizar a polinização.
Trata-se de planta arbustiva que cresce em estado selvagem nos bosques tropicais das Américas Central e do Sul, precisamente na Colômbia, Equador, Costa Rica e Panamá onde há bastante pluviosidade, desde o nível do mar até quase 2.000 m de altitude.
Só se encontra ao pé de árvores das florestas tropicais e nas margens de riachos e pequenos sulcos de água. No entanto, na Colômbia, de onde é originária, está ameaçada pelo desmatamento do seu habitat.
psychotria_elata_4
Psychotria elata é uma espécie do gênero Psychotria que pertence à família das Rubiáceas.
As flores sensuais são, na verdade, brácteas ou folhas modificadas e especializadas que se associam ao aparelho reprodutor a planta, a flor, para atrair seus imprescindíveis polinizadores: mariposas e colibris.
As flores verdadeiras desta planta são menores e brancas, e crescem no meio dos lábios exuberantes.
Necessita de solo poroso, muito rico em matéria orgânica, alta taxa de umidade e regas frequentes. Dependendo do local onde é plantada, pode ser cultivada no interior ou no exterior. Aprecia o calor e a umidade tropicais. Não resiste ao frio, geadas ou estiagem, e não gosta de correntes de ar. Por esse motivo, o ideal é plantá-la longe de corredores de vento.
Conforme nascem as suas flores e principalmente quando frutificam, as brácteas perdem a coloração e vão murchando.
psychotria-elatao4
A Psychotria Elata raramente é comercializada e, está atualmente ameaçada pelo desmatamento do seu habitat natural. Ainda assim, é muito curioso que a natureza nos delicie com estas incríveis formas e nos permita, ainda que à distância, desfrutarmos a sua peculiar beleza.
Em seu meio natural é uma planta que está passando por certas dificuldades por causa da derrubadas das florestas e por sua comercialização excessiva.
Se reproduz por meio de sementes ou estacas, que devem ser plantadas em ambiente quente e sobre um substrato bem drenado e com muita umidade. Sendo uma planta de vegetação um pouco rasteira, não necessitará de sol direto, crescendo bem em ambientes sombreados desde que tenham certa luminosidade.
Conforme nascem suas flores e principalmente quando frutificam, as brácteas perdem sua coloração e vão murchando.
Mesmo assim não deixará de ser uma excelente planta com folhagem de verde intenso e muito decorativa.
Se plantada em locais com crianças e animais, é necessário ter um certo cuidado com esta planta, que libera, em maior ou menor grau, substâncias psicotrópicas que podem causar intoxicações.