sábado, 28 de julho de 2018

Lilás (Syringa vulgaris)


Lilas
O lilás é um gênero botânico da família Oleaceae. É cultivado pela fragrância de suas flores, cuja cor varia conforme as espécies e as variedades. É encontrado na Eurásia temperada.
A espécie Syringa vulgaris é a mais frequente, que é o lilás comum. As suas folhas são opostas, ocasionalmente em verticilos de três, decíduas, pedunculadas e cordatas.
As inflorescências desenvolvem-se em grandes panículas e em várias espécies possuem uma fragrância intensa.
As flores apresentam quatro pétalas, a corola formando um longo tubo na base.
O lilás é um arbusto lenhoso e decíduo cujo porte pode alcançar de 3 a 7 m de altura.
Embora o seu nome lilás nos leva a associar à cor púrpura, as suas As inflorescências podem ser, para além de púrpura, em tons de branco e rosa.
São muito versáteis podendo ser aparados e encaminhados através de armações especificas, dando sombra e encantando pela beleza das suas flores e pelo seu suave perfume.
Pode ser podado para ficar com um caule único e assim ser utilizado isoladamente ou pode ser deixado na sua forma arbustiva natural, prestando-se para a formação de maciços e cercas-vivas informais.
(Syringa vulgaris
UsosNo paisagismo o lilás é bastante versátil, acrescentando romantismo, delicadeza e perfume ao jardim. Torna-se uma bela arvoreta quando podado de forma a ficar com caule único, assim, o lilás pode ser utilizado isolado ou em grupos.
Deixado em sua forma arbustiva presta-se para a formação de maciços e cercas-vivas informais. As podas anuais devem ser leves e realizadas sempre após a floração.
Este manejo é importante, ter em atenção a forma como se faz, pois podas drásticas ou fora da época prejudicam o florescimento seguinte, pois a planta forma suas inflorescências a partir dos ramos formados na temporada anterior.
(Syringa vulgaris 7
CultivoO solo deve ser fértil, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica, ligeiramente alcalino.
As regas devem ser regulares e preferem sol pleno. Necessitam, pelo menos, 6 horas de sol diariamente durante a primavera e o verão para produzir flores saudáveis, bonitas
PropagaçãoA sua propagação pode fazer-se por semente, estaquia, alporquia e enxertia dos ramos. As podas anuais devem ser leves e realizadas sempre após a floração.