terça-feira, 24 de julho de 2018

Bela-emília (Plumbago auriculata)


Plumbago
Também conhecida como jasmim-azul e dentilária, a bela-emília faz parte da família das Plumbaginaceae e é classificada na categoria das cercas vivas, arbustos tropicais e arbustos. É originária da África do Sul e por isso, a prefere ser cultivada em climas tropical, oceânico e subtropical.
É uma planta que gosta de sol pleno ou no máximo, de meia sombra. É considerada uma planta de ciclo de vida perene cuja altura pode variar de 4 formas: entre 0.9 a 1.2 m, 1.2 a 1.8 m, 1.8 a 2.4 m e 2.4 a 3.0 m.
Apesar de ser uma planta rústica, a bela-emília é também muito versátil e por isso é muito usada por paisagistas em projetos de jardins e outros.
Uma das características marcantes da planta é o fato de ela ser muito ramificada, por isso, é uma das espécies escolhidas quando é necessário criar uma cerca viva em um projeto. É muito comum que a planta seja tratada como uma trepadeira, mesmo não sendo uma característica original dela.
Se as folhas concedem uma beleza única para a bela-emília o mesmo podemos dizer das flores. São tão lindas quanto a folhagem. Com total delicadeza, as flores formam buquês de pequena dimensão. E entre as espécies, encontramos algumas com flores em tonalidade azul. Porém, a maioria das plantas que encontramos é de flores brancas e delicadas.
plumbago-auriculata4
A planta não é exigente, a poda com regularidade pode ser o suficiente para que as flores apareçam sempre, assim como as folhas se renovem, exigindo pouco em relação a fertilidade.
Na multiplicação da planta podem ser usados os seguintes métodos: sementes, estacas ou mergulhia. E um detalhe importante, a bela-emília não tolera frio..
Já foi mencionado sobre a variação que pode ser encontrada encontrar a planta em relação a altura, porém, vale ressaltar que é mais comum encontrá-las com a medida entre 1,8 a 3 m de altura. Ressaltando que são muito ramificadas porque é uma planta categorizada como arbusto e isso faz parte das suas características.
Brancas ou azuis as flores cobrem esse arbusto praticamente o ano inteiro, claro, quando elas são cultivadas em regiões mais quentes, que conhecem pouco o frio.
O frio suportável para a bela-emília não pode ser inferior a 10ºC. Porém, pode ter certeza de que a planta é uma espécie bem fácil de cultivar e também de cuidar. O essencial é que ela esteja em um ambiente propício em relação ao clima e as flores e as folhas estão garantidas praticamente o ano todo.
Plumbago_auriculata
Como cultivar a bela-emíliaVeja como é fácil tê-la florida e com folhagem verdinha.
1- Como qualquer planta é necessário escolher uma terra fértil para o cultivo, além disso, preocupe-se com a drenagem da água. São fatores que fazem toda a diferença de um cultivo bem sucedido de um mal sucedido.
O cultivo deverá ser feito durante o sol pleno ou a meia sombra. Quando a planta está sob o sol as flores aparecem, porém a meia sombra o efeito também é conseguido.
O solo deverá ser levemente ácido, e caso for observado que as folhas estão se tornando amarelas, quando crescerem, é por que o pH está alto demais. Caso elas comecem a ficar amareladas, “cure” a bela-emília aplicando sulfato de manganês nela. Faça isso seguindo as instruções da embalagem.
E mais um detalhe, quando for plantar mais de uma planta é necessário ter um espaço de no mínimo 90 cm entre cada uma delas. Se puder chegar a 1,5 m de distância, melhor ainda. Lembre-se que esses espaços é que garantem que a planta cresça forte, sem que uma prejudique a outra.
2 – Depois de plantar a bela-emília é hora de regar o arbusto, que deve ser feito com frequência. É muito importante que a terra esteja sempre úmida até que a raiz ganhe força e daí por diante ela conseguirá seguir o crescimento necessário.
A bela-emília é daquelas plantas que suporta ficar com a terra seca, mas obviamente não é para esquecer-se de colocar água sempre. Mas, se isso acontecer ela é capaz de sobreviver. E cuidado para não colocar água demais.
plumbago-auriculata
3 – Outro ponto importante para dar uma força para a plana é a fertilização. É aconselhável fazê-la duas vezes por ano, uma na primavera e a outra durante o verão. É um modo de fazer com que as flores cresçam a cada dia, mais fortes e bonitas.
4 – E para completar, para garantir a beleza da planta é necessário que as podas sejam realizadas. O momento certo de fazê-las é quando for percebido que os galhos cresceram demais. O tamanho também pode ser definido de acordo com vontade de quem a cultiva. Não tem um tamanho correto que seja necessário seguir.
É muito comum que você plante a bela-emília e perceba que ela está ultrapassando os “limites” de onde foi cultivada. Se ela estiver sendo cuidada como se deve será vigorosa e passará o espaço em que foi plantada.
Então, não se desespere, use a tesoura de poda para apará-la. E sempre retire os galhos que morreram, quebrados e também aqueles que você percebe que estão enfraquecidos.