segunda-feira, 23 de julho de 2018

Acalifa-macarrão (Acalypha hispida)


Acalypha hispida
Espécie vegetal que pertence à família botânica Euphorbiaceae e nativa do continente asiático, tendo as suas primeiras origens da Índia. Essa espécie vegetal também é popularmente chamada de: crista-de-peru, macarrão, rabo-de-galo-vermelho, rabo-de-raposa, rabo-de-macaco, rabo-de-gato-vermelho, rabo-de-gato e manto-de-candela. A planta é utilizada na composição de jardins por paisagistas devido a sua beleza e propriedades ornamentais.
A família EuphorbiaceaeEssa família botânica é formada por 290 gêneros botânicos, que amparam cerca de 7.500 diferentes espécies vegetais que estão espalhadas por todo o mundo.
De uma maneira geral, as espécies da família Euphorbiaceae são árvores, arbustos e subarbustos. Uma das principais características das espécies vegetais dessa família é apresentarem em sua composição substâncias lactescentes (possuem um suco de consistência leitosa).
Um exemplo dessas substâncias é o látex, que é utilizado pelas indústrias para produzir tintas, plásticos, perfumes, sabões, papel, cola, cosméticos e outros produtos. Entre as espécies vegetais dessa família botânica, encontram-se as populares mamona e seringueira.
Acalypha hispida44
As características da Acalifa-macarrãoA acalifa-macarrão é uma espécie vegetal do tipo arbusto, que se distingui por ser uma planta que possui porte de pequeno a médio, apresentando caules e ramos lenhosos (compostos de madeira rígida devido à presença de lignina) que se dividem do tronco bem perto do solo.
É uma planta que apresenta ciclo de vida perene, isto é, ciclo de vida longo. No reino vegetal quando uma planta vive mais que dois anos, ela possui ciclo de vida longo.
É caracterizada por possuir porte médio, podendo atingir uma altura que varia de 1,80 m a 3,00 m. Essa espécie vegetal é rústica, pois a acalifa-macarrão é uma planta que consegue crescer de maneira plena, sem que o cultivador tenha maiores cuidados com ela.
Para que isso aconteça, a planta exige apenas que ela seja plantada em um local que apresente grande incidência de luz solar e que sejam feitas algumas irrigações, isso acontecendo, a planta conseguirá se desenvolver e florescer, tornando o jardim mais belo e ornamentado.
A acalifa-macarrão é uma planta angiospérmica, que possui flores, sendo essas o grande chamariz desta espécie vegetal, pois as flores possuem um formato único que se destacam por serem excêntricas, com uma textura que nos recorda um bicho de pelúcia e por isso chamam a atenção das pessoas, pois elas parecem muito com o rabo de um gato, por isso um dos nomes populares dessa espécie vegetal é rabo-de-gato.
As folhas da acalifa-macarrão são grandes e largas, e o seu final é pontiagudo e elas possuem uma forma oval e são de natureza persistente ou permanente (a planta mantém as suas folhas durante todo o ano).
Devido às características das folhas, o seu aspecto excêntrico fica realçado, o que acaba a tornando diferente da grande maioria das espécies vegetais e fazem com que a planta chame a atenção das pessoas. As bordas das folhas da acalifa-macarrão são serrilhadas (recordam pequenas serras).
A floração da acalifa-macarrão é muito bonita e excêntrica pelo seu aspecto felpudo. Elas nascem durante todas as estações (primavera, verão, outono e inverno) e podem ser encontradas nas cores vermelha, roxa ou branco-creme. No entanto, a maioria das acalifas-macarrão possuem as flores na cor vermelha.
De uma forma geral as flores possuem um formato cilíndrico e alongado, podendo possuir um tamanho que pode chegar a 50 cm, sendo formada por diversas flores pequeninas. Pelo fato de ser uma planta com características única e muito bonita, que floresce durante todo o ano, a planta é muito usada por paisagistas para formar belos jardins e para decorar os ambientes.
Acalypha hispida1
CultivoA acalifa-macarrão é uma espécie vegetal que aprecia ser cultivada em locais de clima tropical, que se caracterizam por apresentarem temperaturas quentes e altas umidades do ar. Contudo, apesar de ser uma planta típica de cultivo em regiões de clima tropical, a espécie consegue se adaptar a outros tipos de clima, e é encontrada em locais que possuem climas equatorial e subtropical.
Por ser uma planta que aprecia o clima quente, a planta deve ser cultivada a meia sombra ou sob luz difusa para evitar a queimadura das folhas. Essa espécie vegetal só deve ser cultivada com exposição direta a luz solar, em locais que apresentem clima mais ameno ou em locais que forneçam sombra a planta, para que ela se proteja por alguns momentos.
A acalifa-macarrão é uma planta que não suporta ser cultivada em locais que possuem climas frios, por isso ela é uma espécie que não tolera geadas ou situações de frio intenso.
O solo apropriado para o cultivo deve ser fértil e com boa condição de drenagem. Para a manutenção da fertilidade, o solo pode sofrer processo de aplicação de material orgânico (adubos e fertilizantes).
O solo deve se manter úmido, no entanto não precisa ficar encharcado, por isso indica-se que a acalifa-macarrão seja regada em torno de 3 vezes por semana. A aplicação de adubo auxilia a planta a possuir muitas inflorescências, o que torna a planta muito mais bonita. Para que isso aconteça, a planta pode ser adubada a cada 4 meses.
A acalifa-macarrão pode sofrer podas, essas ajudam a plantar a manter um aspecto jovial, forte e bonito e a crescer de forma saudável. As podas podem ser feitas a cada 4 meses.
A planta pode ser cultivada de muitas formas, podendo ser plantada de maneira isolada (um exemplo é o plantio em vasos que irá fazer com que a planta possua um porte pequenino) ou em grupos (como maciços e renques).
Acalypha hispida
Multiplicação
Aespécie vegetal  se multiplica através de estaquia, que pode ser realizado em qualquer época do ano. No entanto, a planta se reproduz normalmente no inverno.
A estaquia se caracteriza na formação de estacas que buscam formar mudas com o objetivo de gerarem novas plantas. As estacas são do tipo ponteiro e elas precisam possuir ramos, folhas e raízes para que tenham a capacidade de gerar uma nova espécie vegetal.