sábado, 28 de julho de 2018

Tecoma (Tecoma capensis)


Tecoma_capensis_b
A Tecoma campensis é uma espécie da família Bignoniaceae com distribuição natural da África do Sul.
É uma espécie que tem ampla utilização como planta ornamental, encontrando-se naturalizada em diversas regiões temperadas e tropicais e subtropicais.
Trata-se de um arbusto ereto, com cerca de 2 -4 m de altura e em alguns habitats pode expandir-se rapidamente através da emissão de longos turiões (rebento de certas plantas, como o aspargo, que sai da parte subterrânea do caule e se transforma num caule aéreo) de crescimento que se apoiam nos troncos e ramos de outras plantas, bem como pedregulhos, treliças, cercas e muros, o que pode levar a planta a ocupar rapidamente vastas áreas, recobrindo arbustos e árvores ou estruturas construídas.
A espécie é normalmente perenifólia, mas pode perder as folhas em climas mais frios.
Possui flores em forma de tubos vermelhos ou amarelos, que se abrem durante quase todo ano e são muito visitadas por beija-flores.
É uma planta rústica, resistente ao frio e de rápido crescimento, própria par uso em maciços e cercas-vivas.
Tecomaria_Capensis_amarela
As folhas, com inserção oposta, podem atingir 15 cm de comprimento, ligeiramente serrilhadas nas margens e coloração verde a verde-escuro.
Existem variedades desenvolvidas para efeitos ornamentais cuja cor da flor varia de alaranjado a laranja-avermelhado e a amarelo.
Propaga-se por estaquia, deixando-as enraizar em ambientes de estufa. Dificilmente produz sementes em nossas regiões.
Cultivada a sol pleno, formando maciços ou renques; na condição de planta ascendente; deve-lhe conceder apoios como colunas, grades, muros ou portais.