domingo, 5 de agosto de 2018

AÇAÍ PESCOÇO VERMELHO


Açaí Pescoço Vermelho - Raro

Açaí Pescoço Vermelho - RaroMais ornamental que o açaí convencional devido ao pseudocaule vermelho ou alaranjado, essa palmeira é muito rara mesmo em seu habitat natural em regiões de solos arenosos da caatinga e savanas da bacia amazônica.
Esse açaizeiro chega a medir 10m de altura, com touceiras de poucas hastes.
As bases de suas raízes também vermelhas ficam expostas sob o solo, e são utilizadas para preparar extratos contra malária (tratada na medicina popular com os frutos), hepatite, febre amarela e pneumonia.
Os frutos possuem os mesmos usos do açaí comum, os quais precisam passar por alguns processos antes do consumo para desprender a polpa do caroço. Isso pode ser feito em máquinas simples ou mesmo manualmente (depois de ter ficado de molho na água, é amassado). Esses proccessos devem ser feitos imediatamente após a colheta, caso contrário os frutos começam a oxidar. Depois disso, as sementes secas destinam-se ao artesanato.
Muito consumido como suco, creme, sorvete ou pirão, pode ainda servir para o preparo de geleias e até vinhos. Na Amazônia o açaí é tradicionalmente acompanhado pela farinha de mandioca ou tapioca, geralmente gelado. Há quem prefira fazer um pirão com farinha e comer junto com peixe assado ou camarão. Portanto, é bem versátil com relação ao acompanhamento doce ou salgado. As propriedades estimulantes presentes no fruto são semelhantes às encontradas no café ou em bebidas energéticas.