sexta-feira, 3 de agosto de 2018

PITAIA VERMELHA DE POLPA BRANCA


Pitaia Vermelha de Polpa Branca

Pitaia Vermelha de Polpa BrancaNome científico: Hylocereus undulatus
Muitos frutos de cactos nativos da América Central ficaram genericamente conhecidos como Pitayas, por isso há distintas variedades para essa planta. 
Há uma série de vantagens no plantio de Pitayas, porque é uma cactácea muito ornamental, produz belíssimas flores grandes e brancas, pode ser utilizada para cobrir muros (ficando pendente neles) e ainda dá maravilhosos frutos! 
Por conta da casca irregular de gomos escamosos dos frutos, as pitayas também são conhecidas como Fruto do Dragão. Possuem polpa doce e macia, de sabor suave que se compara ao kiwi e ao melão. Podem ser consumidas in natura (pura ou acompanhando saladas) ou como matéria prima de doces, geleias, iogurtes, sorvetes, tortas, suco, e até vinho! Das flores se faz chá.
 
As propriedades medicinais da Pitaya são velhas conhecidas dos povos nativos do Velho Mundo, e hoje sabe-se que são ricas em fibras (em Taiwan diabéticos a usam como substituo para o arroz) e minerais (sendo as amarelas mais abundantes em zinco e as vermelhas em ferro), possuem quantidade significativa de antioxidantes e previnem radicais livres. Há estudos que considerem que o consumo de pitaya pode aumentar a excressão de metais pesados, diminuir colesterol e regular a pressão sanguínea. Comê-las regularmente alivia doenças crônicas do sistema respiratório.