- Nome científico: Prunus serrulata
- A cerejeira-ornamental é uma árvore de médio porte (de 4 a 10m) e floração decorativa, largamente utilizada no paisagismo, onde rende melhor efeito quando isolada (em destaque), mas também pode ser utilizada em renques, ao longo de alamedas ou em grupos, formando pequenos bosques. De baixa manutenção, praticamente não requer podas (aliás, não tolera podas drásticas), necessitando apenas a remoção de ramos doentes, mal-formados e secos. Presta-se ainda para o plantio em vasos e para a formação de Bonsai.
- O que principalmente encanta nas cerejeiras são as tonalidades que adquirem ao longo de seus ciclos, mudando a cada estação. As folhas surgem bronzeadas, se tornam verdes e mudam para o amarelo ou vermelho no outono, antes de cair. A árvore fica completamente "pelada" até que muitíssimas flores desabrochem no fim do inverno e primavera. Elas surgem em grupos, normalmente de duas a cinco, não têm perfume e nessa variedade são cor-de-rosa. As cultivares desta espécie raramente frutificam.
- É a árvore símbolo do Japão, onde anualmente atrai milhares de pessoas às praças e parques durante sua floração. O espetáculo de ver as sakuras (flor de cereja) caindo é como receber uma chuva de boa sorte! São conhecidas como "Sakura" e representam a felicidade. Simbolicamente, associam-se à imagem do samurai, cuja vida costumava ser tão efêmera quanto à da própria flor da cerejeira.Embora seja de regiões muito frias, deve cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, neutro, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. É necessário atentar-se às regas, pois as cerejeiras não toleram encharcamento.