sexta-feira, 3 de agosto de 2018

INGA ANÃO DE FLORES RÓSEAS


Inga Anão de Flores Róseas e Frutas Saborosas

Inga Anão de Flores Róseas e Frutas SaborosasNome científico: Inga vulpina
Arvoreta que não ultrapassa os 3m de altura, esse ingazeiro não apresenta dificuldades de cultivo e pode ser plantado em vasos.
Como exitem mais de 300 variedades de Ingá, não se tem muita certeza de onde são nativos, mas nas regiões Amazônicas são naturalmente comuns, preferindo habitar locais bem molhados, até em solos arenosos beiras d´água, que facilitam a dispersão das sementes.
A árvore é muitíssimo ornamental, tanto pelo formato organizado que vai adquirindo quanto pelas flores grandes e cheias de pétalas róseas tão finas que lembram espinhos.
As vagens abrigam gomos de polpa branca que recobrem cada qual uma grande semente. Essa polpa é leve e adocicada, cuja textura permite que derreta na boca, daí talvez tenha surgido o nome, pois "ingá" deriva do tupi e quer dizer "embebido, empapado, ensopado". Da polpa transformada em xarope obtém-se um poderoso remédio caseiro para broquite, e o chá das folhas pode ser usado como cicatrizante. 
Para aqueles que gostam de Inga e não têm muito espaço, essa espécie é ideal para pequenos jardins, pomares ou vasos, cresce muito rápido e pode frutificar em menos de um ano, aceita vários tipos de climas e suporta geada.