domingo, 5 de agosto de 2018

ÁRVORE DA CASTIDADE OU ANGOLA


Árvore da Castidade ou Angola

Árvore da Castidade ou AngolaNome científico: Vitex agnus castus
Originária da região Mediterrânica, essa planta pertence à família das Verbanaceae e tem uma série de nomes populares: vitex, agno-casto, anho-casto, agno-puro, árvore-da-castidade, alecrim-de-angola, cordeiro-casto, flor-da-castidade, pimenteiro-silvestre. 
É um arbusto muito bonito, de copa larga, de onde surgem belas e pequeninas flores arroxeadas de compridas hastes, lembrando bem o aspecto das alfazemas. As sementes parecem grãos de pimenta.
Os gregos já conheciam essa planta e seus usos, e hoje ela se popularizou devido às propriedades medicinais que são benéficas principalmente às mulheres. Não se conhece bem o motivo pelo qual ficou conhecida como Árvore da Castidade... mas há relatos em antigos manuais dizendo do uso dessa planta como medicina à tratamentos sintomáticos da menstruação. 
O motivo da sua eficácia se dá porque, atuando sobre a Hipófise, faz com que a progesterona aumente, melhorando a regularidade menstrual, controlando o fluxo, aliviando desconfortos. Também ajuda a estabilizar a perimenopausa - período que antecede a menopausa - diminuindo a dor nos mamilos e melhorando a libido. Tem ação efetiva como antiinflamatório, antiséptico, calmante, diurético, estimulante, sedante, expectorante. Pode também tratar hemorróidas, diabetes, diarréia, lactação deficiente, ejaculação involuntária. Atua contra a depressão, deixa a mulher bem humorada, diminiu a ansiedade, insônia, palpitações, taquicardia, vertigens. Pode até auxiliar no combate à infertilidade feminina.
Os tratamentos manifestam melhora dos sintomas em aproximadamente 3 meses de uso, e convém que seja tomado pela manhã ao levantar, que é quando a hipófise está mais ativa. É comum hoje em dia que mulheres que recorrem ao Vintex como tratamento prolongado optem pelo seu uso através de um fitoterápico próprio. No entanto, há que se atentar aos efeitos colaterais que podem ser sérios, como "rash" cutâneo, urticária, náusea, vómito, boca seca, dor de cabeça, tontura, sonolência, confusão e agitação, por isso caso deseje fazer tratamento com essa planta, é necessário se aprofundar no estudo dela e consultar um profissional.