quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Bovista californica

Bovista californica


Bovista californica
(Foto: © Fred Stevens)

Bovista californica Kreisel
Nova Hedwigia, Beih. 25: 224. 1967.
Nome comum: nenhum
Nome incorreto : Bovista limosa
  • Esporocarpo
    Corpo de frutificação pequeno, 5-15 (20) mm de largura, subgloboso a globoso comprimido, séssil, fixado ao substrato por um tufo de micélio incrustante no solo; exoperidium fino, branco, flocculose, fragmentando-se com a idade (exceto apicamente), deixando pequenas pálidas pálidas a esbranquiçadas sobre um endoperídio pardo e marrom; esporos liberados através de um pequeno poro apical elevado; gleba marrom na idade, elástica; subgleba e base estéril ausentes; odor e sabor não determinados.
  • Esporos
    Esporos 4,0-5,5 (6,0) µm, globoso a amplamente ovóide, com uma gota de óleo central, suave a rugosa a 1000X; pedicelos de 2,5 a 6,0 microns de comprimento; capillitium do gleba central "tipo intermediário" sem poros.
  • Habitat
    Solitário a agrupado, ocasionalmente em arcos largos; crescendo em grama esparsa, ervas e musgos de prados úmidos e montanhosos, especialmente nos lagos e riachos adjacentes; frutificação do final da primavera ao início do outono; raro a comum localmente em anos chuvosos; facilmente esquecido por causa do tamanho.
  • Comestibilidade
    Desconhecido; provavelmente comestível, mas pequeno demais para ter valor culinário.
  • Comentários
    Esse puffball liliputano, raramente maior que um centavo, fica em casa ao longo de corredores ribeirinhos nas elevações média e alta da Serra Nevada. Além do tamanho, é reconhecido por um exoperdium esbranquiçado que, na maturidade, deixa pequenos fragmentos de creme a amarronzado em um endoperium acastanhado, um poro apical levemente elevado, uma gleba elástica, marrom e "capillitium de tipo intermediário" sem poros. Várias espécies de Bovista são semelhantes e é necessário um microscópio para separá-las. A Bovista limosa , que pode ocorrer na Califórnia, é macroscopicamente muito semelhante, mas possui esporos com pedicelos distintamente mais longos,> 7 mícrons. Bovista plumbea, uma pequena bola de puffball amplamente distribuída e comum, distingue-se por um exoperídio branco glabro que cai na maturidade para revelar um endoperídio cinza e não marrom. Bovista aestivalis e Bovista dermoxantha também são semelhantes. Eles diferem em tamanho maior e têm ligações rizomórficas do tipo raiz ao substrato, em vez de um tufo de micélio de ligação ao solo. Microscopicamente, a Bovista dermoxantha possui um capillitium " tipo Lycoperdon " com poros de vários tamanhos, enquanto a Bovista aestivalis , comum em áreas arenosas ao longo da costa e encontrada ocasionalmente nas serras, possui um capillitium "tipo intermediário" com poros pequenos e abundantes.
  • Referências
    Calonge, FD (1998). Flora Mycologica Iberica. Vol. 3. Gasteromycetes, I. Lycoperdales, Nidulariales, Phallales, Sclerodermatales, Tulostomatales. J. Cramer: Berlim, Alemanha. 271 p.
    Desjardin, DE, Wood, MG e Stevens, FA (2015). Cogumelos da Califórnia: o guia abrangente de identificação. Imprensa da madeira: Portland, OR. 560 p.
    Jarvis, SS (2014). As Lycoperdaceae da Califórnia. Tese de mestrado. Universidade Estadual de São Francisco: San Francisco, CA. 336 p.
    Kreisel, H. (1967). Monografia Taxonômica-Flanzengeographique Der Gattung Bovista. J. Cramer: Lehre. 244 p.
    Pegler, DN, Læssøe, T. & Spooner, BM (1995). Puffballs, Earthstars e Stinkhorns britânicos. Jardins Botânicos Reais: Kew, Inglaterra. 255 p.
    Siegel, N., Vellinga, CE, Schwarz, C., Castellano, MA e Ikeda, D. (2019). Um Guia de Campo para os Raros Fungos das Florestas Nacionais da Califórnia. Bookmobile: Minneapolis, MN. 313 p. PDF )