quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

rei da primavera

rei da primavera

Boletus rex-veris
Boletus pinophilus © Michael Wood - Clique para ampliar
(Foto: © Michael Wood)

Boletus rex-veris D. Arora e Simonini
Economic Botany 63 (3): 373. 2008.
Nome comum: rei da primavera
Nomes mal aplicados : Boletus pinophilus Pilat & Dermak; Boletus edulis Batatas fritas; Boletus edulis var. pinicola Vittadini; Boletus pinicola (Vittidini) Venturi
  • Pileus
    Cap 9,0-18,0 cm de largura, hemisférico a convexo, o disco às vezes deprimido com a idade; margem curvada, depois curvada para aplainar, sobrepondo a camada de poro na juventude; viscoso da superfície quando úmido, glabro com depressões rasas, rugas ou caroços; na maturidade irregular-tomentose ou discretamente areolado; cores pálidas não expostas, depois coradas de rosa a marrom-vináceo, às vezes com uma flor cinza-prateada, tornando-se marrom-avermelhado sem brilho com tons marrom-ocre; tampa escurecendo onde manuseado; contexto de até 3,0 cm de espessura, branco, imutável, firme quando jovem, macio na maturidade; odor suave; gosto agradável, ligeiramente doce.
  • Hymenphore
    Poros a princípio brancos, recheados, depois creme-amarelos, eventualmente amarelados de azeitona-amarelada a marrom-amarelada, não descolorindo quando machucados, 2-3 / mm, principalmente arredondados, não boletinóides; tubos pressionados adjacentes ao estipe, coloridos como os poros, com até 1,5 cm de comprimento.
  • Stipe
    Stipe 5,0-10,0 cm de comprimento, 2,0-6,0 cm de espessura, a base ligeiramente aumentada para clavar; contexto sólido, branco, imutável; superfície seca, cor creme gradualmente tornando-se marrom-vináceo pálido, a metade superior conspicuamente reticulada, a ornamentação inicialmente branca, depois concolorosa com a cor estipe subjacente; escurecendo levemente onde manuseado; véu parcial ausente.
  • Esporos
    Esporos de 12,5-18,0 x 4,0-5,0 µm, estreitamente elípticos em forma de fuso na vista da face, de perfil semelhante, mas levemente desiguais, lisos, de paredes finas, com numerosos vacúolos; esporos marrom-oliva no depósito.
  • Habitat
    Em pequenos grupos ou aglomerados de cespitose sob coníferas montanas, especialmente pinheiros e abetos; frutificação no final da primavera; comum em alguns anos.
  • Comestibilidade
    ComestívelComestível e excelente, com textura firme; melhor no estágio de botão; espécimes maduros geralmente secos.
  • Comentários
    O Boletus rex-veris , comumente conhecido como rei da primavera, frutifica no final de maio ou no início de junho, geralmente quando a estação do morel está chegando ao fim. Parente de Boletus edulis , é incomum tender a frutificar em grupos, frequentemente ao longo de estradas e trilhas de terra. Apesar desses recursos, não é necessariamente uma descoberta fácil. Como muitos cogumelos montanos, as frutas podem ocorrer sob uma camada de sujeira ou sujeira. A cor da tampa do Boletus rex-veris varia consideravelmente com a idade. Os bonés jovens não expostos são quase brancos, ficando marrom-avermelhados com uma flor prateada e depois marrom-oliva a marrom-escuro com tons de mostarda. Boletus rex-veris é um bom exemplo de cogumelo bem conhecido pelos caçadores de cogumelos, pois é um bom comestível, como seu primo mais conhecido,Boletus edulis . Este último difere em ter um estipe mais clavado e um boné acastanhado que carece de tonalidades rosadas quando jovem. Além disso, raramente ocorre em aglomerados e geralmente frutas no final do verão ou outono na Serra Nevada ou inverno em florestas de baixa altitude. Dois outros boletes de frutificação de primavera que ocorrem em habitats montanos são Boletus regius e Boletus rubripes . O Boletus regius imita a B. rex-veris por ter uma tampa rosada quando jovem, mas os poros são de um amarelo brilhante e de uma contusão azul. Boletus rubripes se distingue de B. rex-veris por um estipe avermelhado na base e amarelado no ápice, sem reticulações e poros que machucam o azul.
    Até recentemente, usamos o nome Boletus pinophilus para nosso material da Califórnia, embora se pense que Boletus pinophilus é uma espécie semelhante, mas distinta, da Europa. Agora temos um nome correto para colocar em nossa espécie.
  • Referências
    Arora, D. (2008). Porcini da Califórnia: três novas taxas, observações sobre a colheita e a tragédia de No Commons. Botânica Econômica 62 (3): 356-375. Protólogo )
    Bessette, AE, Roody, WC & Bessette, AR (2000). Boletes da América do Norte: um guia de cores para os cogumelos com poros carnudos. Imprensa da Universidade de Siracusa: Syracuse, NY. 400 p.
    Desjardin, DE, Wood, MG e Stevens, FA (2015). Cogumelos da Califórnia: o guia abrangente de identificação. Imprensa da madeira: Portland, OR. 560 p.
    Thiers, HD (1975). Cogumelos da Califórnia - um guia de campo para os boletes. Hafner Press: Nova York, NY. 261 p. WWW )
  • Outras descrições e fotos

    (D = Descrição; I = Ilustração; P = Foto; CP = Foto Colorida)