domingo, 29 de dezembro de 2019

Shaggy Parasol

Shaggy Parasol

Chlorophyllum brunneum
Chlorophyllum brunneum
(Foto: © Michael Wood)

Chlorophyllum brunneum (Farlow e Burt) Vellinga
Mycotaxon 83: 416. 2002.
Nome comum: Shaggy Parasol
Sinônimos: Macrolepiota rhacodes var. hortensis ; Lepiota brunnea Farl. & Burt
Nomes mal aplicados : Macrolepiota rachodes , Lepiota rachodes
  • Pileus
    Tampa de 7 a 20 cm de largura, subglobosa para pulvinar, tornando-se convexa a quase plana na idade; superfície seca, marrom, lisa, quebrando-se em escamas grosseiras, marrons, dispostas concentricamente, exceto no disco em que a cutícula permanece intacta; margem inrolled no início, frequentemente apendicate; carne grossa, branca, descolorindo amarelo-laranja, escurecendo a marrom avermelhado.
  • Lamelas
    Brânquias brancas, próximas, livres e com manchas marrons na idade.
  • Stipe
    Furto de 6 a 16 cm de comprimento, 2-3 cm de espessura, aumentado para abruptamente bulboso na base; marrom liso, branco e machucado; véu branco, grosso, rompendo para formar um anel superior bem desenvolvido, móvel e de lábio duplo.
  • Esporos
    Esporos 8-10 x 5-7 µm, ovóide, liso, dextrinóide, com um poro germinativo apical. Os esporos são impressos em branco.
  • Habitat
    Solitário a gregário, às vezes em cachos cespitosos, frutificando primavera, verão e outono; comum em gramados, jardins e perto de pilhas de compostagem; também sob cipreste de Monterey e eucalipto. Os nevoeiros de verão costumam ser suficientes para provocar frutos ao longo da costa.
  • Comestibilidade
    ComestívelComestíveis e de escolha, mas foram relatadas algumas reações alérgicas.
  • Comentários
    O Chlorophyllum brunneum , com sua tampa marrom grossa escama em uma cor de fundo branco, brânquias livres e base bulbosa, é um cogumelo distinto. No entanto, deve-se tomar cuidado para evitar confundi-lo com uma espécie tóxica de Amanita . Algumas espécies de Amanita têm verrugas (restos de um véu universal) que se assemelham superficialmente às escamas de Chlorophyllum brunneum , mas elas podem ser facilmente removidas, enquanto as escamas do Shaggy Parasol devem ser arrancadas. Além disso, Chlorophyllum brunneum , embora tenha uma base bulbosa, carece da verdadeira volva de um Amanita . Chlorophyllum molybdites, um primo do guarda-sol Shaggy, é uma espécie tóxica e de aparência semelhante, mas espécimes maduros podem ser distinguidos por suas brânquias verde-azeitona e impressões de esporos. É raro na área da baía de SF, preferindo o clima mais quente do Vale Central da Califórnia e do sul da Califórnia.
    Durante anos, essa espécie foi denominada Macrolepiota rachodes (agora Chlorphyllum rachodes ). Embora Chlorphyllum rachodes ocorra na Califórnia, isso não é comum. Nosso Shaggy Parasol comum é Chlorophyllum brunneum .
  • Referências
    Desjardin, DE, Wood, MG e Stevens, FA (2015). Cogumelos da Califórnia: o guia abrangente de identificação. Imprensa da madeira: Portland, OR. 560 p.
    Kibby, G. e Henrici, A. (2011). Notas sobre espécies britânicas de Chlorophyllum . Field Mycology 12 (3): 89-93.
    Vellinga, E. C . (2003). Estudos de tipo em Agaricaceae - o complexo de Chlorophyllum rachodes . Mycotaxon 85: 259–70.
    Vellinga, EC, de Kok, RPJ e Bruns, TD (2003). Filogenia e taxonomia de Macrolepiota (Agaricaceae). Mycologia 95 (3): 442-456.