domingo, 29 de dezembro de 2019

chanterelle

chanterelle

Cantharellus californicus
Cantharellus californicus
(Foto: © Michael Wood)

Cantharellus californicus Arora & Dunham
Economic Botany 62 (3): 381. 2008.
Nome comum: chanterelle
Nome incorreto: Cantharellus cibarius
  • Pileus
    Tampão de 3 a 11 cm de largura, em forma de vaso, o disco freqüentemente deprimido, mas não em forma de funil; margem encurvada, ondulada, na idade descortinada, plana, para arrebentada; superfície lisa ou com pêlos comprimidos, seco, amarelo a amarelo-dourado, desbotando com a idade; carne amarelada, grossa, firme; odor levemente frutado, sabor suave.
  • Lamelas
    Brânquias reduzidas a cristas, recorrentes, bifurcadas, geralmente com veias cruzadas ou anastomose, coloridas como a tampa ou o isqueiro.
  • Stipe
    Estipe 2-9 cm de comprimento, 0,5-3,5 cm de espessura, afinando para uma base estreita; superfície seca, lisa, concolor ou mais clara que a tampa.
  • Esporos
    Esporos 8-11 x 4-5,5 µm, elíptico, liso; impressão de esporos amarelo claro.
  • Habitat
    Gregário, agrupado ou em anéis de fada, sob Quercus agrifolia (carvalho vivo da costa), menos comumente com Lithocarpus densiflorus (carvalho tanbark) e Umbellularia californica (baía da Califórnia); frutificação do outono ao início da primavera; ocasionalmente ao longo da costa no final do verão, devido ao gotejamento de névoa.
  • Comestibilidade
    ComestívelComestível e escolha; mantém-se bem e raramente é infestada de larvas de moscas.
  • Comentários
    Esse comestível muito procurado é reconhecido por um corpo frutado carnudo, amarelo, em forma de vaso, com margem ondulada e brânquias rasas e parecidas com crista, que são notoriamente decorrentes. Infelizmente para os micofagistas, muitas vezes cresce bem protegido em um sub-bosque grosso de Toxicodendron diversilobum (carvalho venenoso). Os colecionadores devem estar cientes de que outros cogumelos amarelos são ocasionalmente confundidos com a cantarela, principalmente Hygrophoropsis aurantiaca (falsa chanterelle), Ompahlotus olivascens (fungo jack o'lantern) e Gomphus floccosus (chanterelle lanoso). Hygrophoropsis aurantiacaé uma espécie menos carnuda, lustrosa a alaranjada, provavelmente comestível que cresce em madeira podre ou lascas de madeira; um caractere de campo importante são as brânquias verdadeiras, dicotomicamente ramificadas e coloridas. Omphalotus olivascens , uma espécie tóxica, geralmente possui um estipe excêntrico, uma cor amarelo-oliva, brânquias verdadeiras e cresce em madeira podre ou na base de madeiras duras. Gomphus floccosus é um parente da cantarela que pode causar distúrbios estomacais. Ele também tem a forma de um vaso, mas pode ser distinguido por uma tampa com um centro oco cercado por escamas alaranjadas. Outras cantarelas amarelas na Califórnia incluem Cantharellus formosus e Cantharellus roseocanus . Também na Califórnia é Cantharellus subalbidus, outra espécie comestível que difere das cantarelas amarelas por ser pálida a quase branca e ter esporos brancos.
  • Referências
    Arora, D. & Dunham, SM (2008). Uma nova espécie comercial de Chanterelle valiosa, Cantharellus californicus sp. nov., Associado ao Live Oak na Califórnia, EUA. Botânica Econômica 62 (3): 376-391. PDF )
    Bigelow, HE (1978). Os fungos cantharelóides da Nova Inglaterra e áreas adjacentes. Mycologia 70 (4): 707-756.
    Corner, EJH (1966). Uma monografia dos fungos cantarelóides. Imprensa da Universidade de Oxford: Londres, Inglaterra. 255 p.
    Desjardin, DE, Wood, MG e Stevens, FA (2015). Cogumelos da Califórnia: o guia abrangente de identificação. Imprensa da madeira: Portland, OR. 560 p.
    Pegler, DN, Roberts, PJ e Spooner, BM (1997). Chanterelles britânicos e fungos de dente. Jardins Botânicos Reais: Kew, Inglaterra. 114 p.
    Siegel, N. & Schwarz, C. (2016). Cogumelos da costa da sequóia vermelha. Imprensa de dez velocidades: Berkeley, CA. 601 p.
    Smith, AH (1949). Cogumelos em seus habitats naturais. Sawyer Inc: Portland, OR. 626 p.
    Smith, AH & Morse, EE (1947). O gênero Cantharellus no oeste dos Estados Unidos. Mycologia 39 (5): 497-534.
    Watling, R. & Turnbull, E.(1998). Flora Britânica de Fungos: Agarics e Boleti. Vol 8. Cantharellaceae, Gomphaceae, e membros amilóides e Xeruloides de Tricholomataceae (excluindo Mycena ). Jardim Botânico Real: Edimburgo, Escócia. 189 p.