sábado, 12 de setembro de 2020

Aganisia

Aganisia


O nome do gênero deriva de uma ninfa grega, amante do deus Apolo. Os espécimes coletados no início raramente duraram mais de dois anos no cultivo. As plantas cultivadas com sementes têm uma expectativa de vida muito mais longa. Antigamente, era considerado monoespecífico, ou seja, uma única espécie neste gênero; no entanto, quatro espécies são agora conhecidas - Agn. cyanea, Agn. fimbriata, Agn. pulchella e Agn. rosariana . Muito apreciada pelas suas flores "azuis". A época de floração vai do início da primavera ao verão. Acacallis agora é considerado sinônimo de um gênero anteriormente descrito Aganisia , e este nome mais antigo tem prioridade.

Número de espécies:

A Lista de Verificação Mundial de Kew de Famílias de Plantas Selecionadas reconhece quatro espécies do gênero Aganisia .

Distribuição:

 Colômbia, Venezuela, Brasil, Peru e Guianas.
 
--- CULTURA ---
Temperatura:Quente a Quente.
Luz:Tonalidade moderada.
Água-Umidade: Regado durante todo o ano; alta umidade, boa circulação de ar.
Fertilizante:Força total do meio da primavera até o meio do outono; metade da força durante os dias mais curtos dos meses de inverno.
Envasamento:A maioria das epífitas se dá melhor montada na cortiça, em qualquer madeira dura, no hapu'u (raiz comprimida da samambaia) ou em cestos.
Referências:Hawkes, Alex D., Encyclopaedia of Cultivated Orchids

Colombia Orchid Society, Native Colombian Orchids, Volume 1.

Pridgeon, Alec, The Illustrated Encyclopedia of Cultivated Orchids

Bechtel, Cribb, Launert, The Manual of Cultivated Orchid Species
Autor:Jim Hamilton