Andromeda glaucophylla
Andromeda glaucophylla Bog Rosemary Ericaceae (família Heath)
Descrição
Geral - arbusto baixo e ereto de até 50 cm de altura; esparso, subindo branche; caules redondos, sem pêlos, casca, cinzentos a enegrecidos.
Folhas - alternadas; linear a estreitamente elíptico, com uma espinha afiada na ponta, afinando na base para um pedúnculo curto; perene, firme e coriáceo; escuro frequentemente verde-azulado acima, coriáceo, distintamente branco abaixo, com pó ceroso fino; verde fosco acima, com veias afundadas; bordas enroladas.
Flores - aparecem em pequenos grupos pendentes nas pontas dos ramos; flores individuais pequenas (5-7 mm de comprimento), em forma de urna, branca a rosada com 5 lóbulos curvos para fora; aparecendo no final de maio a junho.
Frutas - cápsulas pequenas, redondas, eretas, com 5 válvulas.
Habitat
Ao longo das florestas boreais orientais até o extremo oeste de Saskatchewan. Infrequente; em solos orgânicos úmidos, especialmente em turfeiras de pinheiros negros e pântanos abertos e pântanos.
Notas
Pode ser confundido com um Bog Laurel sem floração que, em uma inspeção mais próxima, tem folhas opostas brilhantes e uma haste achatada. Pântano anão-alecrim Andromeda polifolia está relacionado, encontrado em pântanos e ocasionalmente em pântanos; espalhado pela floresta boreal e ao norte, passando a linha das árvores até a costa ártica; circumpolar. |
|