quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Danúbio-Azul

Ter flores por perto é sempre muito bom, já que elas são capazes de tornar qualquer ambiente mais bonito, alegre e até mesmo perfumado. Acontece que nem todos nós sabemos qual flor ou planta cultivar, isso porque cada planta possui uma forma de certa de cultivo, um local certo para o desenvolvimento, dentre outros.
Porém, há plantas que se adaptam melhor a determinadas condições e são mais fáceis de serem cultivadas, como a Danúbio-azul, por exemplo, e não estamos nos referindo à composição musical de Strauss. Então, vamos aprender um pouco mais sobre a planta florífera Danubio-azul: 

Ficha Técnica

  • Nome Científico: Stokesia laevis
  • Sinônimo científico: Carthamus laevis
  • Nomenclatura popularizada: Danúbio-azul
  • Pertence à Família: Asteraceae
  • Faz parte da categoria das: Flores perenes, flores
  • Se desenvolve melhor com os seguintes climas: Subtropical, Mediterrâneo, Tropical e Temperado
  • Originária dos seguintes lugares: Estados Unidos, América do Norte
  • Altura compreendida: Varia entre os 0,1 até os 0,3 metros
  • Luminosidade melhor para ser desenvolvimento pleno: Sol pleno e meia sombra
  • Ciclo/Tempo de Vida: Perene

Informações Adicionais da Danúbio-azul (Stokesia Laevis)

Essa planta que produz lindas flores é originária da parte sul dos Estados Unidos da América e prefere o clima temperado para seu desenvolvimento, especialmente para o período de floração, que ocorre entre a primavera e o verão. Porém, nos lugares que apresentam um inverno não muito rigoroso, pode apresentar lindas flores durante todos os meses do ano.
Suas flores são formadas com pétalas que representam franjas e muito parecidas àquelas da Centáurea. As mesmas podem ter diversas colorações, como brancas, azuis, róseas, roxas e ainda amarelas, conforme o modo de cultivo. As hastes das flores podem quebrar ou simplesmente pender depois de chuvas muito fortes.
A beleza e delicadeza do Danúbio-azul pode ser um diferencial aplicado em qualquer tipo de jardim, sendo especialmente recomendado para aqueles que seguem a linha mais campestre.
Apesar de ser tão bonita e chamativa é uma planta de fácil cultivo, exigindo muito pouca manutenção e ainda pode ser plantada em jardineiras e vasos, enfeitando as sacadas e janelas, deixando tudo mais alegre e bonito. Além disso, a Danúbio-azul ainda pode ser utilizada como flor de corte, tendo uma duração bastante acentuada em buques e arranjos florais.

Forma de Cultivo

Seu cultivo deve ser efetuado sempre sob o sol pleno, num solo que seja bastante fértil, com excelente drenagem, acidez acentuada, e bem enriquecido com muita matéria orgânica, além de ser regado com certa regularidade.
Essa planta gosta de bastante sol, porém, por ter alta durabilidade ainda é capaz de suportar o tempo de meia sombra, diminuindo também sua quantidade de flor. Ela ainda prefere o solo mais umedecido, entretanto resiste muito bem a períodos curtos de estiagem. Assim como muitas outras espécies é bem resistente às temperaturas mais baixas.
Para conseguir uma maior estimulação de futuras deve-se fazer a remoção das flores já velhas. Lembrando que a multiplicação da Danubio-azul deve ser efetuada mediante a divisão das touceiras já com raízes.
A propagação também pode ser efetuada através de sementes, porém é necessária a quebra de dormência com a temperatura de 4ºC durante ao menos seis semanas. E mesmo depois disso é preciso se esperar por diversas semanas para que aconteça a germinação.
Essa planta possui características especiais que a tornam ainda muito mais bonita e cativante, especialmente em razão de sua forma de pequenas rosetas, bem fofas, possuindo folhas basais em tonalidade verde-escuro, estreitas, lanceoladas, e também pecioladas.
Durante a época do verão aparecem alguns ramos bem eretos, que possuem as folhas em tamanho menor. Já em regiões que possuem o clima temperado, sua floração acontece, como já dissemos, entre a primavera e verão.

O Danubio-Azul e o Jardim

Em qualquer jardim, o danúbio-azul pode ser uma delicada e bonita bordadura, da mesma forma que pode criar conjuntos ou maciços em composição com outros tipos de plantas. Pode ser muito usado em jardins na frente de residências, por chamar bastante a atenção e atrair os olhares admirados dos transeuntes.
Assim como várias outras plantas e flores conhecidas, ela possui alguns encantos próprios, curiosidades que até mesmo quem cultiva pode não saber ao certo se é verdade ou não. Vamos às curiosidades:
As sementes originárias da danúbio-azul possuem aproximadamente 40% de óleo em sua composição. Do líquido é extraído um potente ácido chamado de vernólico que pode ser usado na fabricação de diversos componentes importantes, como adesivos, vernizes e plásticos.

Relembrando Pontos Importantes do Cultivo:

  • A planta gosta de sol forte para se desenvolver
  • Prefere um solo com alto teor de fertilidade e acidez
  • Não gosta de solo muito encharcado e o mesmo precisar estar repleto de matéria orgânica
  • Apesar de preferir ficar sob o sol bem forte, a Danubio-azul resiste muito bem à meia sombra, mas que fique claro, nessas condições ela apresentará uma quantidade bem menor de flor, ao contrário do que ocorreria na outra condição.
  • Mesmo gostando de uma rega regular, caso passe por períodos de estiagem curtos, sobrevive muito bem.
  • Pode não parecer, mas a planta possui grande resistência durante as temperaturas mais baixas.
  • Sempre que quiser obter uma floração mais abundante e viva é preciso tirar fora as flores já velhas fora, e, desta forma conseguir promover a estimulação de uma nova florada.
  • A forma mais adequada de se fazer o plantio correto dessa espécie de planta é através da divisão das touceiras já com raiz formada, já que o plantio através de sementes é mais trabalhoso e bastante demorado, exigindo a quebra da dormência através de temperaturas baixas, aproximadamente 04 graus durante mais ou menos seis semanas. E o pior é que mesmo passando por todo o procedimento, ainda será preciso esperar por mais algumas semana para saber se, de fato, a semente irá germinar.
  • A Danúbio-azul é planta bastante adaptada ao clima do Brasil, por isso pode ser cultivada em qualquer região, desde que tomados os devidos cuidados com a mesma. Lembre-se que essa planta é uma excelente variação para se presentear, já que é bastante resistente quando colocada em buquês, aproveite a dica e dê um presente diferente, fuja um pouco das convencionais rosas.