O aloé-aljava é uma espécie de aloé arborescente da família Xanthorrhoeaceae. Está presente na natureza apenas numa área árida restrita, que vai do norte da África do Sul até a Namíbia, e se revela uma espécie muito resistente à seca e às variações climáticas, podendo acomodar-se em terrenos rochosos e secos e chegar a mais de 400 anos.
CaracterísticasA planta pode atingir os 9 m de altura e 6 de envergadura, crescendo num tronco único, produzindo folhas longas de 20 a 30 cm, carnudas e espinhosas nas bordas.
No extremo de cada ramo, nascem cachos de folhas suculentas, com a mesma gosma da babosa.
As folhas mais jovens ainda são verdes e guardam a clorofila. Com a idade, elas se colorem, gradativamente, de amarelo, laranja e marrom. Uma aloé-aljava adulta chega a ter mais de 100 cachos e seu desenho simples é emblemático, usado em diversos logotipos e gráficos.
Floresce no inverno até janeiro ou fevereiro, apresentando vistosas flores amarelas que podem ser ingeridas, tendo um gosto que se assemelha ao aspargo. O tronco é revestido por uma película branca que ajuda a repelir os raios solares formando pequenas escamas afiadas e cortantes.
A aloe dichotoma é recoberta por um fino pó esbranquiçado capaz de refletir a luz do sol, servindo assim de refúgio para pequenos pássaros que buscam a segurança da aloe para botar seus ovos.
O nome científico desta planta se denomina dichotoma porque, quando da ramificação, cada broto se divide em dois ao crescer.
Como cresce em regiões extremamente áridas da África meridional, a planta aproveita qualquer fonte de umidade disponível para sua sobrevivência, inclusive o orvalho da madrugada.
O crescimento lento e a sua raridade, fazem desta uma espécie única e especial.
CultivoA aloe dichotoma multiplica-se por meio de sementes. Para a germinação das sementes semeie sobre a superfície, sem cobrir as sementes com substrato.
Feche a boca do vaso ou recipiente com plástico transparente para manter umidade e temperatura e mantenha úmido e em local aquecido (24 a 28˚C)
Utilize um substrato bem drenado (exemplo: metade areia, perlita ou vermiculita, e metade terra vegetal, húmus ou algum substrato comercial já pronto). Germina em 5 a 15 dias.
O solo pode ser qualquer substrato que tenha boa drenagem é suficiente. Se seu substrato não tiver muita aeração, deve incluir areia, perlita, vermiculita ou turfa.
A irrigação deve ser feita 1 vez por semana. Diminua no inverno, regando apenas 1 vez por mês.
Pode ser plantada em vasos grandes e exteriores, sempre usando vasos com furos para escoar a água excedente e com argila expandida no fundo para ajudar na drenagem.