Suculenta rasteira, muito florífera, essa espécie vem ganhando cada vez mais os jardins, principalmente os decorativos. Suas flores formadas na primavera e verão são róseas e muito visitadas por abelhas.
É uma planta versátil, podendo ser utilizada com forração, canteiros, maciços, bordaduras e em vasos, inclusive vasos suspensos, em que ela fica pendente, mas muitas pessoas ainda cultivam de forma errada..
Por levar nome de cacto e ser categorizada dessa forma, muitos pensam que todos os cactos são iguais, o que não é bem verdade. No caso dessa planta, a diversidade de cultivo é bem considerável e vale a pena conhecer mais sobre o assunto.
O cacto-margarida é uma planta originária do continente africano que está entre as espécies de plantas da família das Aizoaceae. Sua maior incidência acontece na África do Sul e categorizada como cacto e planta suculenta de flores perenes, essa espécie também pode ser utilizada como planta de forração mas somente em ambientes onde fica ao sol pleno.
São favorecidas por regiões onde o clima é equatorial, oceânico, subtropical e tropical, sendo possível chegar até 15 cm de altura quando cultivada de forma correta. Possui um ciclo de vida perene, o que significa que o florescimento do cacto margarida leva cerca de 2 anos para acontecer e vai fazer com que você tenha flores, folhas e frutos brotando durante todo o ano no seu jardim.
As flores da planta aparecem sempre na primavera e no verão, sempre na cor rosa e é muito adorada por abelhas.
O cacto-margarida gosta de sol, devendo ser cultivada em locais onde a planta pegue no mínimo 4 horas de sol diariamente, caso contrário a planta não se desenvolverá de forma correta.
Por ser uma planta suculenta, ela vai conseguir reter uma boa quantidade para manter-se hidratada por um espaço de tempo bem considerável. Por esse motivo, evite deixar a planta com muita água acumulada, assim como regar com mais regularidade. Isso pode ser feito em um espaçamento de tempo maior fazendo com que a terra seque entre uma rega e outra. O ideal é regar 1 vez por semana caso não tenha chuvas nesse período.
Quanto ao clima, o cacto-margarida vai se desenvolver bem em regiões onde o clima é mais ameno. Evite plantar em locais onde o clima é muito frio, pois a planta não irá tolerar as baixas temperaturas. Não é necessário podar essa espécie porque a sua formação já é suficiente para que ela cresça bem e bem formada.
Prefira plantar o cacto-margarida em solos ricos em matéria orgânica e que tenha uma boa capacidade de drenagem.
Preparação do substrato e plantando o Cacto-margaridaSe o cultivo for em vaso, misture duas partes de areia grossa de construção para um parte de terra vegetal e uma parte de composto orgânico. Para que as suas mudinhas cheguem a terra e fixem-se nela com firmeza, é necessário que você prepare os vasos adequadamente.
Como fazer essa preparação1: Cubra o fundo do vaso com pedrinhas, cacos de telhas, argila expandida ou qualquer outro tipo de material que absorva a umidade.
2: Em um balde ou qualquer recipiente, misture areia, terra vegetal e terra comum com uma proporção de 1 parte de cada. Nessa mistura use sempre areia de construção e nunca areia de praia pois essa segunda possui composição salina e vai matar a sua planta.
3: Adicione um pouco de húmus de minhoca, ou qualquer adubo orgânico que achar ideal.
4: Agora acrescente essa mistura toda dentro do vaso que vai receber o cacto margarida e deixe espaço apenas para colocar a sua muda. Acrescente a planta, sempre retirando o plástico e complete a plantação cobrindo a planta com mais areia misturada como indicamos mais acima.
5: Pressione levemente a terra de modo que a planta fique fixa mas bem fofa e a sua muda fique firme. Coloque algumas pedrinhas, mas só para decorar e pronto, sua muda de cacto margarida está devidamente plantar. Agora é só manter as regas e os cuidados ideais para que ela cresça saudável.
É bom salientar que o lugar onde vai ser deixada a planta, principalmente nessa primeira fase, influencia diretamente no seu crescimento. Deixe o seu cacto margarida em um local onde receba sol e ar, mas nada de forma exagerada.
O ideal é que você deixe em um local mais tranquilo sob esses aspectos e após ela germinar por completo, você mude o vaso para um local definitivo.
A fertilização, independente se for feito o cultivo em vaso ou diretamente à terra, na preparação do substrato, você deve colocar 5 colheres de sopa de fertilizante do tipo NPK com formulação 04-14-08.
Essa quantidade deve ser para cada metro quadrado. Depois de 60 dias de fertilizado, acrescente uma colher de sopa por cada planta cultivada espalhando sempre ao redor dela, jamais junto ao caule. Repita esse processo após 60 dias e mantenha essa regularidade para manter a sua planta saudável.
A multiplicação do cacto-margarida é feita por estacas, e estas devem ser feitas após o florescimento da planta.