O cacto-monstruoso é uma planta típica da América do Sul e pertence à família das Cactaceae. Categorizada como um cacto e como planta suculenta, preferencialmente ela deve ser cultivada em regiões onde o clima é equatorial, semiárido, subtropical e tropical, climas bem típicos da sua região de origem.
Apesar das condições climáticas ditas acima, o cacto-do-peru pode ser cultivado tranquilamente e facilmente em diversos outros locais. Devido essa possibilidade, ela geralmente recebe outros nomes populares como, por exemplo, Urumbeta, Urumbeva-do-Peru, Mandacaru-monstruoso-do-Peru, Cacto-do-Peru, Cereus, Urumbeva, Mandacaru-do-Peru, Mandacaru, entre outros.
Trata-se de uma planta semi-herbácea, típico de regiões semiáridas e com todas as características dos cactos que costumeiramente encontramos nas regiões mais secas do nosso país. Acontece que o cacto-monstruoso é diferente dos cactos do nosso nordeste, estes podem ser cultivados em casa mesmo e você ainda encontra exemplares menores como se fossem bonsais do cacto-monstruoso, exclusivamente cultivados para serem mantidos em ambiente internos.
Saiba mais então sobre essa planta, suas principais características e principalmente como você pode cultivar a planta em seu jardim sem problemas e dificuldades.
CaracterísticasO cacto-monstruoso não é uma planta de porte grande, podendo chegar até 4 m de altura, o que significa que pode ser cultivado com tranquilidade em vasos e em ambientes internos, caso da maioria dos cactos inclusive.
A planta possui uma textura semi-herbácea, com um caule bem cilíndrico e segmentado sempre na cor verde um pouco acinzentada. Os espinhos do cacto do Peru são bem pardos e acumulam-se sempre nas auréolas dos cristais das hastes da planta.
Na planta também são encontradas flores bem bonitas. Estas surgem sempre no verão, apresentam um tamanho bem grande, são solitárias e sempre nas cores branca e rosa. Elas curiosamente só desabrocham uma vez cada uma e somente à noite nessa estação.
Os frutos do cacto-monstruoso são comestíveis e existem algumas receitas deliciosas que podem ser feitas com ele. Apresentam-se com uma casca bem vermelha ou amarela e a sua polpa é branca e bem doce. Quando comido, o fruto do cacto-monstruso, a sensação é de que estamos comendo uma pitaia.
É uma planta bem silvestre, mas ainda é muito utilizada de forma ornamental devido a forma como crescem. O seu formato é de fato interessante e devido a isso, o cacto-monstruoso passou a ser muito utilizado em decorações de ambientes e de pequenos jardins.
O cacto monstruoso pode tranquilamente ser cultivado tanto em grupos como de forma isolada, principalmente a planta anã. Como é uma planta que possui uma quantidade considerável de espinhos, de preferência evite manter essa planta em ambientes onde existe uma circulação bem grande de crianças e animais, pois você pode acabar com alguns pequenos acidentes.
CultivoO cultivo do cacto-monstruoso deve ser feito em um ambiente sob o sol pleno, com um solo bem leve e bem drenável também, pois a planta não gosta de ambientes muito molhados e deixando água parada junto a sua planta, pode gerar o apodrecimento da mesma e dessa forma, a sua perda. As regas devem ser feitas em intervalos bem grandes e o local sempre enriquecido com matéria orgânica.
O ideal é que seja feito regas de 20 em 20 dias e evite realizar se a região onde residem, passar por períodos de chuvas. Como o cacto-monstruoso é uma planta muito resistente, não há necessidade regar se existir chuva porque meio litro de água já é o suficiente para hidratar a sua planta por quase um mês inteiro.
Se o caso do seu cultivo for em ambientes internos, daí sim não esqueça de manter as regas bem regulares porque caso a planta seque ou apodreça, raramente conseguirá recuperá-la, já que é uma planta bem suculenta.
Como citado mais acima, o solo deve ser bem fértil e drenável, mas atente-se sempre para a questão da terra que deve ser sempre bem leve e arenosa. Isso vai fazer com que a planta cresça bem melhor e dessa forma apareçam sempre mais flores e frutos, deixando-a muito mais bonita.
O solo não tão bem tratado não vai matar a planta ou evitar que ela cresça, assim como suas flores e seus frutos, mas isso vai acontecer de uma forma muito mais lenta e não tão sustentável, deixando o cacto-monstruoso suscetível a pragas e doenças.
Se o cultivo for feito em vaso, deixe a planta bem coberta com substrato e algumas pedrinhas para que ela se adapte bem ao ambiente. A multiplicação é feita por sementes ou estacas.