A cebola-brava é uma planta da família das herbáceas que consegue sobreviver não apenas nos vastos sertões do Apodi, mas em toda extensão da caatinga nordestina.
Trata-se de uma plantinha provida de um tubérculo com aparência e odor que nos lembra uma cebola, por possuir essas características e por nascer no mato sem que seja necessária a intervenção humana ela seja tida como brava; a cebola fica a alguns centímetros abaixo do solo durante quase todo o ano como se estivesse em latência, adormecida, cristalizada
Durante o período de estiagem secam por completo, porem trata-se de uma técnica para superar o estresse ambiental e se mantém por seu bulbo durante o período desfavorável. Quanta a chuva bate, logo floresce e mostra toda sua exuberância produzindo uma bela flor.
Suas peças florais são compostas por seis belas sépalas de coloração rosa com peças genitais em amarelo. Sua base é verde e brota em forma de um elo buquê. Uma belezura plantada por Deus.
Em tempos outra, os indígenas que por esses sertões habitavam usavam uma toxina presente em seu bulbo (batata) para envenenar suas flechas e assim poder capturar suas caças.