quarta-feira, 4 de julho de 2018

Celtis – (Celtis occidentalis)


celtis sininsis
Família: Ulmaceae
Origem: Hemisfério norte – principalmente América do Norte, Sul da Europa, China, Coréia e Japão.
Características: Resiste e vigorosa a Celtis é uma árvore de médio porte, folhas dentadas, brilhantes e ovaladas, largas, de cor verde brilhante. Em lugares com inverno rigoroso perde todas as folhas e em regiões com temperatura mais amena se mantém sempre verde. A casca das árvores mais velhas tem um tom cinza-claro e são lisas. Possui uma delicada estrutura de galhos. Produz frutos roxos, decorativos e comestíveis. Pertence à família dos Ulmus, incluindo ao redor de sessenta a setenta espécies.
Ambiente: Necessita de sol direto e calor. No inverno, procure protegê-la de correntes de ar frio e temperaturas extremas. Também é indicada como uma planta de adaptação a ambientes internos, porém muito bem iluminados. Pode viver até 600 anos. Em regiões com inverno rigoroso, perde todas as folhas, já em locais de temperatura amena, mantêm-se sempre verdes.
Rega: Necessita de regas abundantes no período vegetativo, principalmente primavera e verão. Molhe sempre que a superfície do vaso estiver levemente seca. No inverno deve-se diminuir a intensidade das regas.
Adubação: No quesito adubação, a celtis necessita de adubos variados, como os químicos e orgânicos, e com formulação equilibrada. Recomenda-se o NPK 10-10-10 e mais micronutrientes. O ideal é adubar semanalmente até um mês após a abertura dos novos brotos. A partir daí, passe a adubar a cada quinze dias até a metade do outono.
Transplante: Anualmente ou a cada dois anos, dependendo do desenvolvimento das raízes, sempre no início da primavera .Use uma mistura de terra básica para bonsai.
Poda: Pode os novos brotos a medida que forem crescendo. Quando chegar a desenvolver cinco ou seis folhas pode, deixando o broto com apenas duas ou três . Elimine os brotos indesejados que surgem ao longo do tronco.
Limpeza: Elimine folhas velhas e amarelas que eventualmente aparecem na planta.
Aramação: Deve ser feita no final do outono, quando a planta perde as folhas. Deixe o arame durante todo o inverno. Em situações cuja planta não perde as folhas poderá se proceder da mesma maneira, cuidando sempre para que o arame não marque a casca dos ramos e galhos.
Dicas: A Celtis tolera ser desfolhada, desde que sadia e vigorosa. A melhor época é final de dezembro, quando para o crescimento primaveril. Desta maneira se consegue folhas menores e mais proporcionais.
Pragas: As pragas mais frequentes que atacam essa espécie são as aranha-vermelhas e os ácaros, além de pulgões e cochonilhas, que devem ser tratados com inseticidas indicadas por um engenheiro agrônomo ou outro profissional especializado.