quarta-feira, 18 de julho de 2018

Chiquita-bacana (Euphorbia fulgens)


chiquita-bacana
A chiquita-bacana é uma planta bastante rústica, porém não muito difundida. Trata-se de um arbusto nativo do México e pertence à família Euforbiceae. Seu porte médio fica entre um e 1,5 m e é famoso pela grande quantidade de flores pequenas e axilares que produz.
Suas folhas são escuras, em formato de lança. Sua ramagem não é compacta. As flores despontam nas extremidades dos ramos e são pequenas, adornadas por brácteas que parecem pétalas verdadeiras, que podem ser vermelhas, laranjas, róseas ou amarelas, de acordo com a variedade.
Euphorbia fulgens branca
Essas flores são extremamente coloridas e produzidas sobre os ramos arqueados da planta em finais do outono e inicio do inverno. Essas flores podem ser brancas, amarelas, rosadas e vermelhas.
Vale lembrar que as plantas da família das euforbiáceas apresentam seiva leitosa e não é necessário irrigá-las em excesso, são tipicamente nativas de regiões mais secas e muita irrigação pode causar apodrecimentos.
O ideal é manter o solo levemente úmido sem encharcamentos. O plantio deve ser feito em substratos leves, de boa drenagem e a pleno sol.
rosa
Sua seiva é tóxica se ingerida. Destaca-se como planta isolada, em grupos ou em composição com outras plantas no jardim. A floração ocorre nos meses de outono e inverno.
Seu cultivo deve ser a pleno sol, em solo fértil enriquecido com matéria orgânica, regada a intervalos regulares. Não é tolerante ao frio ou geadas. É capaz de resistir à períodos de estiagem. Sua multiplicação é feita por estaquia.