quarta-feira, 18 de julho de 2018

Clerodendro-vermelho (Clerodendrum speciosissimum)


Clerodendrum speciosissimum_5
O clerodendro é uma planta arbustiva de floração exuberante, nativa de áreas da Ásia Tropical e Oceania e difundida em outros partes do planeta por suas qualidades como ornamental.
Ele apresenta ramagem semi-herbácea, ereta e ramificada e pode alcançar cerca de 4 metros de altura, formando uma pequena arvoreta. Suas folhas são cordiformes, opostas, grandes, pubescentes, de cor verde escura, brilhantes e com margens irregularmente serrilhadas. As inflorescências são grandes, terminais, eretas acima da folhagem, com numerosas flores de cor vermelha, tubulares, pentâmeras e com longos estames.
O florescimento pode se estender por todo ano sob clima quente, mas concentra-se na primavera e verão em clima subtropical a temperado. As flores além de belas, ainda são muito atrativas para abelhas e borboletas. O fruto é inicialmente vermelho e a medida que amadurece se torna preta.
1_Clerodendrum_speciosissimum
A espécie é muito rústica e exuberante, ainda pouco explorada no paisagismo. Ele pode ser plantado isolado, assim como em grupos e renques. É especialmente atrativo ao longo de avenidas, adornando o canteiro central.
Como algumas outras espécies de clerondendro, este também tem uma tendência a escapar ao controle de cultivo, pois emite continuamente novas brotações a partir das raízes, aumentando gradativamente o tamanho da touceira.
Por este motivo, é preferível cultivá-lo em espaços restringidos por um muro ou pavimento, nos cantos do jardim, em linha entorno de um bosque de árvores, em pátios, e especialmente em vasos, que podem enfeitar varandas e sacadas ensolaradas.
Clerodendrum speciosissimum
Seu cultivo deve ser sob sol pleno ou meia sombra, em qualquer tipo de solo, mas preferencialmente fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Sua folhagem se torna mais densa sob sol pleno, assim como o florescimento, que é mais intenso.
Em clima subtropical ou temperado quente, esta espécie de clerodendro se comporta como decíduo, perdendo as folhas durante o inverno e rebrotando com vigor na primavera. Sua multiplicação é feita por sementes, mas principalmente por separação dos brotos que surgem espontaneamente entorno da planta mãe.