sábado, 14 de julho de 2018

Gardênia-rosa (Kopsia fruticosa)


gardenia-rosa
A gardênia-rosa é uma planta arbustiva, lenhosa, de folhagem e florescimento ornamentais, É um planta as família Apocynaaceae e originária da Ásia.
Arbusto semilenhoso, pertence à família Apocynaceae, nativa da Ásia Tropical, perene, semilenhoso, ereto ou escandente, ramificado, de 2,5-3,5 metros de altura, de flores e folhas ornamentais. Ainda é rara em cultivo. Também é conhecida popularmente como cópsia e vinca-rbustiva.
Ela apresenta folhas simples, muito brilhantes, elípticas a oblongas, com nervuras bem marcadas e de cor verde-escura., de 7 – 15 cm de comprimento. Se cultivada em clima tropical, ela desponta flores durante o ano todo, com mais abundância na primavera e verão.
Inflorescências em racemos terminais curtos, com flores róseas de tubo longo. Se cultivada em clima tropical, as flores surgem no decorrer do ano todo, principalmente na primavera-verão.
Pode ser cultivado isoladamente e conduzido como arbusto escandente ou em renques acompanhando muros, muretas e cercas. Pode ser educada como uma pequena árvore com cerca de 3 m de altura.
Kopsia_fruticosa
As flores podem ser solitárias ou em pequenos cachos. Elas lembram as da  Vinca (Catharanthus roseus), pois tem aquele típico formato de catavento. Sua cor é um rosa pálido e delicado, com o centro vermelho.
Ainda pouco popular entre paisagistas, a cópsia figura em raros jardins. No entanto, quem a conhece e cultiva tem-lhe um apresso especial. Não é nenhuma planta exuberante, mas sua beleza é elegante e ela é rústica no trato.
Pode ser cultivada isolada, em grupos, renques ou em conjunto com outras espécies. Exige pouca manutenção, que se restringe a adubações semestrais e suplementação nas regas, quando há risco de estiagem. Também pode ser plantada em vasos, adornando assim pátios e varandas ensolaradas.
Kopsia_fruticosa
Seu cultivo deve ser sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. É uma planta que não tolera estiagem prolongada, apreciando o calor e umidade tropicais.
No início da primavera adubar com esterco de gado ou composto orgânico, enriquecido farinha de osso e no verão, usar adubo mineral NPK 4-14-8.
As podas devem ser leves, pois ela se ressente de podas mais drásticas. Não deve ser plantada em clima temperado, pois não resiste à geadas ou temperaturas congelantes.
As plantas conduzidas sob sol pleno tendem a ser mais compactas e a florescer mais. Multiplica-se facilmente por estacas de ramos semilenhosos, principalmente quando preparadas no verão após o florescimento e enraizadas em estufas e por alporquia.