O lírio é uma das flores mais apreciadas em todo o mundo, pois é uma flor muito bonita e que expressa dignidade e realeza, tanto que essa flor foi muito utilizada na confecção dos brasões dos impérios que existiram.
O lírio está intimamente associado a questão da pureza, mas o lírio também é associado ao ocultismo, pois essa bela flor era usada como um símbolo das pessoas que seguiam essa espiritualidade, graças as suas inúmeras propriedades alucinógenas.
Os lírios são espécies vegetais nativas da Europa, da Ásia e da América do Norte, no entanto, nos dias atuais a planta pode ser considerada cosmopolita, sendo cultivada em varias partes do mundo, graças aos inúmeros híbridos que surgiram e continuam a surgir.
Os tipos de híbridos de lírios existentes no BrasilAtualmente são encontrados 4 tipos de híbridos que apresentam destaque para fins comerciais e que se dividem em diversas variedades:
Hibridos Longiflorum – espécies de lírios oriundas do Japão e possuem cor branca. A floração ocorre normalmente de setembro a novembro, e por isso são popularmente denominados como a flor de finados;
L.A. Híbrido – esse tipo de lírio é resultando da combinação do lírio nativo do Brasil com híbridos de origem asiática. Essas plantas produzem lírios similares aos lírios híbridos asiáticos, no entanto o botão floral é de tamanho grande, muito parecido com o botão do lírio oriental;
Híbridos Orientais – esse lírios são oriundo do Japão e se caracterizam por possuírem botões florais maiores que os lírios híbridos asiáticos. As folhas são mais largas e com menor numero. A cor das flores pode ser branco e rosa, e geram um aroma forte. As variedades mais cultivadas e conhecidas são: star gazer, siberia, rascal, muscadet e casa blanca;
Híbridos Asiáticos – esses tipos de lírios são bastante populares, pois são espécies amplamente comerciais. Os lírios asiáticos possuem flores e folhas de tamanho menor. As cores das flores são: laranja, rosa, amarela, vinho e salmão. As principais variedades deste tipo de hibrido são: Navona, Brunelo, Monte Negro, Gran Paradiso, Romano, Menton, Chiant e Orange Pixie.
Dicas para cultivar LíriosOs lírios são espécies vegetais que podem ser cultivadas em praticamente todas as espécies de solo, no entanto é necessário que o solo possua uma boa estrutura e uma boa capacidade de drenagem durante todo o ciclo de cultivo do lírio. É indicado que se evitem o cultivo de lírios em solos do tipo argilosos e solos pesados, mesmo que a planta a muito custo consiga se desenvolver.
Outro ponto importante é a questão da adubação, no caso do cultivo dos lírios é importante que ela seja feita antes do plantio das flores, e é recomendado que se use adubo do tipo NPK. De acordo com a condição de nutrientes existente no solo, a adubação pode ser feita com a aplicação de adubo orgânico, como por exemplo, o esterco de gado.
Entre os cuidados a serem tomados com os lírios em seu cultivo é que os canteiros precisam ser reformados em período de cada 01 (dois) anos, além disso, é interessante que seja feito uso de produtos que defendam os lírios dos ataques das lagartas, que são as principais pragas que atacam essas espécies vegetais.
A reprodução dos LíriosOs lírios são espécies vegetais que se reproduzem por meio dos seus bulbos que podem ser cultivados em qualquer período do ano, contudo, o momento mais indicado para fazer o plantio dos lírios é quando começa a primavera, pois de acordo com local, existe uma probabilidade menor de acontecer geadas.
O Lírio RascalÉ uma das variedades de híbridos de lírios que existem. O lírio rascal se caracteriza por ser um tipo de lírio que possui pequeno porte, folhas relativamente grossa e apresentam aspecto seroso (isto é, lembram a cera). Por ser uma planta de pequeno porte e folhas grossas, o lírio rascal acaba sendo uma espécie vegetal muito compacta e ao mesmo tempo, o lírio rascal possui uma aparência forte, robusta e delicada, de grande beleza.
O lírio rascal apresenta hastes fortes, por isso a planta tem aspecto robusto. E a beleza dessa espécie vegetal está no conjunto de suas flores e na simetria apresentadas pelos botões do lírio rascal.
O tamanho do lírio rascal é em torno de 30 a 45 cm de altura.
O lírio rascal é uma espécie vegetal de beleza campestre e que possui diversas cores e um movimento todo especial. Para cultivar esta espécie vegetal de forma que a planta se desenvolva de maneira plena e saudável é importante que o lírio rascal seja mantido em um vaso que permaneça constantemente úmido (no entanto não precisa ser encharcado, pois gera o sufocamento das raízes e por consequência a morte do lírio rascal).
Com relação a luminosidade, o lírio rascal é uma espécie vegetal que aprecia a luminosidade natural, no entanto deve ser evitado que a planta fique exposta ao sol nos horários mais quentes – das 10:00 horas as 16:00 horas.
Hoje em dia, já encontramos variedades do lírio rascal, sendo criadas aqui em nosso país que são o lírio rascal angelique que apresenta cor rosa e o centro amarelado e o lírio rascal diamonds que apresenta cor branca e o centro também amarelado. De acordo com os especialistas, essas duas variedades se destacam entre os lírios rascais por sua grande durabilidade.
O tempo de vida útil desses lírios rascais depois que se encontram abertos é em torno de 8 a 10 dias, esse tempo varia conforme o local onde o lírio rascal fica exposto.