quarta-feira, 4 de julho de 2018

Rosas-do-deserto florirem (Adenium obesum)


adenium
As rosas-do-deserto, dependendo dos cuidados podem florir o ano. Existem algumas exceções quanto à sua floração, que costuma ser retardada pela queda de folhas nos locais de clima temperado e em alguns casos pode até entrar em dormência durante o inverno.
Mas isso é válido apenas para regiões onde o inverno costuma ser mais rigoroso, e quando acontecem, as dormências não ultrapassam os dois meses. Já em regiões tropicais, a floração pode ocorrer durante todo o ano.
Para fazer as rosas-do-deserto florirem existem duas técnicas, a adubação ou poda drástica. Confira:
Comecemos pela poda drástica. Neste método, devemos eliminar todas as folhas e mesmo alguns galhos da nossa planta que estejam distanciados entre cinco e quinze centímetros do caudex.
As folhas, quando eliminadas, estimulam novas brotações por fazer com que a planta entenda que deve concentrar as suas energias em foliação, afinal ela precisa realizar a fotossíntese. Aproveite a poda para dar formato à planta, por exemplo, dando mais ênfase à copa.
rosa-do-deserto-F
Não se assuste com a aparência da planta, ela ficará feia e pelada neste período, mas isto não deve ser motivo para escondê-la da vista das pessoas. Ela precisará de sol para estimular a foliação.
Reaproveite os ramos retirados da rosa-do-deserto. Em nosso artigo sobre como fazer estaquia de rosas-do-deserto, que deixei o link mais acima, explicamos bem como utilizar estes ramos para dar vida à novas rosas-do-deserto. Estas, com o tempo, também irão florir.
Utilize sempre ferramentas de poda em bom estado, limpas (esterilizadas) e afiadas para cortar os ramos. Uma ferramenta com um corte fraco pode destruir as fibras encontradas nos galhos e ramos, atrofiando-os.
No caso da rosa-do-deserto, planta suculenta – e não é atoa que tem “obesus” no nome científico -, cicatriza rapidamente, dispensando o trabalho de limpar o local do corte.
adenium obesum
De início, deixe a planta num local sombreado ou meio sombreado por quatro dias, até que a planta possa iniciar a sua cicatrização. Após este período, deixe-a receber o sol durante a manhã por até três horas, mas evite os horários mais quentes do dia.
A outra maneira de se estimular a floração é através da adubação. Este método dá menos trabalho à quem cuida de sua rosa-do-deserto, mas exige alguns produtos que podem ser comprados em lojas para jardim. A adubação consistirá em dar para a planta os nutrientes necessários para a floração, não em abundância ou em escassez, mas na medida certa.
rosa-do-deserto
Os principais nutrientes para a floração, em ordem de importância, são: potássio, cálcio e fósforo. No entanto, deve-se evitar o nitrogênio em excesso.
Digo porque o potássio e fósforo podem ser encontrados nos adubos NPK comuns, enquanto o cálcio pode vir de pó de osso ou cascas de ovos moídas. No caso do NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio), procure uma medida do tipo 5-8-8 ou 5-10-10.
Caso você seja um adepto ao natural e orgânico e costuma evitar o uso destes suplementos químicos comerciais, é possível dar o que a planta precisa utilizando materiais orgânicos como cascas de banana, farinha de osso e cascas de ovos, misturados num composto orgânico.