terça-feira, 17 de abril de 2018

COUVE-BRÓCOLI ROMANESCO

Couve-Brócoli RomanescoDescrição
Sementes de Brócolis Romanesco Brassica oleraceae var. italica. Esta couve-brócoli tem sabor considerado mais sofisticado e diferente do brócolis e da couve comum. Muito crocante e delicioso, pode ser consumido cru;

A couve romanesco tem Inflorescência s em formato de pinha, sua forma fractal é muito decorativa e surpreendente;
O romanesco tem consistência mais tenra do que o brócolis comum, devendo ser apenas levemente cozido para o consumo ou até mesmo cru, em saladas;

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Antes do plantio recomenda-se a aplicação de 30g de NPK e 150g de esterco por cova. 

O melhor período para o cultivo é de fevereiro a julho em todo o brasil.

   

   
Imagens de cultivo: ISLA

MELÃO PINGO DE MEL

Melão Pingo de Mel - 50 sementesDescrição
Para ser chamado de mel tem que ser extremamente doce. Esse é o caso do Melão Híbrido Pingo de Mel. O Pingo de Mel é realmente doce, ou melhor, super doce. Do tipo Cantalupe, redondo, o Pingo de Mel foi desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. A coloração interna chama a atenção pela polpa laranja intensa. Também se destaca pelo rendilhado muito fechado da casca. É um cultivar que possui resistência ao vírus Powdery Mildew (PM).
CARACTERISTICAS GENÉRICAS:
Época de SemeaduraVerão
Ciclo Verão (dias)90
ResistênciaPM
Peso comercial2,0kg
Uso/ComentáriosFormato redondo.


O Fruto produzido pelo meloeiro, da família das Cucurbitáceas, o melão possui cerca de 90% de água em sua composição. É uma planta rasteira, com folhas pilosas. 

Cultivo do Melão:

Quando o meloeiro estiver frutificando, o ideal é que haja baixa umidade relativa do ar, pois em condições de alta umidade do solo e do ar, os melões ficam com menor teor de açúcar, mais aguados e perdem muito do seu aroma e sabor em relação àqueles cultivados nas condições ideais de temperatura e umidade. A temperatura ideal de cultivo para o melão é entre 22ºC e 35Cº. 
O meloeiro deve ser cultivado em local com alta luminosidade solar. Pode ser em luz solar direta ou parcial.
O solo deve ter boa drenagem, solo leve e solto e rico em nitrogênio.
A Irrigação deve ser diária no período de germinação da semente. Sem encharcamento. Depois, as regas podem ser mais esparsas. Podendo ser de 1-2 vezes na semana, dependo da região e temperatura de cultivo.

TRATOS CULTURAIS:
Desbaste: Deixar apenas uma ou duas plantas por cova.
Capação: Eliminar a gema terminal quando a planta apresentar 5 a 7 folhas definitivas. Não se faz a capação quando se conduz apenas uma rama.
Condução dos ramos: Conduzir apenas os mais vigorosos, eliminando os ramos secundários, até a quarta folha.

O meloeiro pode crescer em cercas e caramanchões, mas neste caso os frutos devem ser amparados de alguma forma (por exemplo, com uma rede), pois os talos não suportam o peso do melão.

Pode ser cultivado de março a Outubro em regiões de clima quente e de Agosto a fevereiro no Sul e Sudeste.
NECESSIDADE DE SEMENTES PARA PLANTIO:
Espaçamento (cm) Linhas x Plantas150 x 150
Nº de plantas / ha4.500
Nº aproximado de sementes / g30
Necessidade (g/ha)500
Quant. de adubo NPK (g) por co60
Quant. esterco (g) por cova300
Germinação (dias)4 a 8

EXIGÊNCIA DE TEMPERATURA (ºC) DO SOLO:
Temperatura Mínima16
Temperatura Ótima32
Temperatura Máxima38
Variação ótima24 - 35



    

   

Imagens de Cultivo: Isla

CENOURA REDONDA DE NICE

Cenoura Redonda de NiceDescrição
Sementes de Cenoura, da variedade Danvers, espécie Daucus carota. De raizes redondas e mais alaranjada do que as cenouras comuns. Ideal para ser plantadas em jardineiras, pois não precisam de muita profundidade para o plantio.

Seu diferencial é justamente seu formato globular, com diâmetro variando de 2 a 4 centímetros. De crescimento precoce, podendo ser colhida cerca de 50-65 dias após o plantio, no verão, ou 60-80 dias, no inverno. Pode ser cultivada durante todo o ano em qualquer parte do país. Indicado a todos os tipos de produtores, mas especialmente para pequenos agricultores que gostam de apresentar novidades ao mercado, explorando um nicho ainda vago. Também para hortas domésticas.

A Cenoura Redonda de Nice já é "mini" por natureza e, assim, possui a vantagem de não ser polida, podendo ser consumida com casca. Na hora de comercializar, ela não precisa de embalagem especial, podendo ser oferecida ao consumidor em molhos. Sabe-se que a maior concentração de vitaminas dos legumes está na casca. A grande tendência na área de nutrição é valorizar e aproveitar todas as partes dos alimentos. Esse pode ser um dos atrativos para os produtores que quiserem comercializar essa nova cenoura. Ela pode ser consumida de variadas formas, crua, cozida ou em conserva. Devido a seu formato, é excelente para ornamentação de saladas e de outros pratos.

Cultivo - O canteiro deve ter 15 cm de altura. Pode-se adubar com NPK ou com adubo orgânico. O plantio é direto a uma profundidade de 1 cm, cobrindo-se com solo leve. Deixar cerca de 30 cm entre linhas. Desbastar quando as plantas atingirem aproximadamente 10 cm de altura, deixando 10 cm entre as plantas.

Arrancar as plantas mais fracas quandos estas atingirem 10cm de altura, deixando 10cm entre plantas. 

   
  

Imagens de Cultivo: Isla

JILÓ MORRO GRANDE VERDE - ESCURO

Jiló Morro Grande Verde - Escuro (Ref 161)Descrição
Sementes de Jiló Morro Grande de coloração Verde-Escura, Solanum gilo, com frutos de diâmetro entre 5 e 07 cm . 
Planta bem ramificada, vigorosa e muito produtiva. Frutos uniformes, de formato redondo e casca lisa de coloração verde escuro brilhante. Diâmetro médio de 5 cm e peso médio 50-60 g.
O jiló é um fruto originário provavelmente da Ásia ou da África, introduzido no Brasil no início do século XVII com os escravos que vieram cultivar cana em Pernambuco. O jiló pertence à família Solanácea, a mesma família do tomate, da berinjela e do pimentão.O jiló é fonte de vitaminas (A, C e do complexo B) e sais minerais, como magnésio, cálcio e ferro e possui poucas calorias. O sabor amargo é característico do jiló e está presente em todos as variedades. É ao mesmo tempo a característica que atrai seus admiradores e afasta seus detratores.
O jiló não é consumido cru. Não é preciso descascar nem remover as sementes. A forma tradicional de preparo é o refogado. Para preservar a textura e o sabor, refogue o jiló picado, em óleo ou azeite, com o tempero de sua preferência. Mexa delicadamente para misturar o tempero, tampe a panela, e deixe cozinhar por poucos minutos sem mexer, até que o jiló fique cozido mas ainda firme. Se necessário, adicione um pouco de água, mas somente o necessário para evitar que ele grude na panela.
CARACTERISTICAS GENÉRICAS:
Época de SemeaduraAgosto a Janeiro
Ciclo Verão (dias)110
Cor das CascasVerde-clara 
Diâmetro comercial05 - 06 cm
Comprimento comercial06 - 08 cm
FormatoOblongo


O jiló é um fruto da família das solanáceas, a mesma da berinjela. Sua origem ainda é desconhecida, mas é abundante no Brasil e na África. Aqui no nosso país, é muito comum na região Sudeste, sendo Rio de Janeiro o estado que mais produz. É uma planta anual, de clima quente. A época de plantio ocorre normalmente de setembro a fevereiro. O melhor desenvolvimento da planta se dá em solos areno-argilosos, mas também é adaptável a outros tipos. A colheita, que ocorre deve ser realizada com os frutos ainda imaturos, já que os maduros não são adequados para o consumo. O jiló também é conhecido como jinjilo em algumas regiões do Brasil.

Cultivo

O ciclo é do Jiló gigante é de aproximadamente 110 dias. No plantio, deve ser observado espaçamento de 60cm x 1,2 m. 
Deve ser cultivado em clima quente e úmido para crescer bem e produzir seus frutos. Não suportando baixas temperaturas, o jiló pode ser cultivado em estufas em regiões de clima frio, mas a produtividade é proporcional à temperatura ambiente. A temperatura ideal para o cultivo do jiló situa-se próxima de 30°C. O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e possuir boa drenagem. O ph ideal varia entre 5,6 e 6,6.

A época de plantio vai de agosto a fevereiro no Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e de março a outubro nas demais regiões do Brasil.
Conheça mais sobre o cultivo de Jiló aqui: Embrapa
NECESSIDADE DE SEMENTES PARA PLANTIO:
Espaçamento (cm) Linhas x Plantas100 x 100
Nº de plantas / ha10000
Nº aproximado de sementes / g400
Necessidade (g/ha)100
Quant. de adubo NPK (g) por co30
Quant. esterco (g) por cova150
Germinação (dias)6 a 14


    

   

Imagens de Cultivo: Isla

COUVE ARCO-IRIS ORNAMENTAL

Couve Arco-Iris Ornamental Sortida (Ref 356)Descrição
Sementes de Couve-ornamental sortida. O repolho-ornamental, como também é chamado, é uma planta herbácea com folhas dispostas em roseta densa e porte baixo, de cerca de 20 a 30 cm de altura. As folhas são grandes, arredondadas, cerosas, franjadas, com margens crespas, sendo que as mais externas são de cor verde-azulada e as do centro podem ser brancas, róseas ou roxas. 

O repolho-ornamental é uma folhagem muito decorativa, que pode ser cultivada em vasos e jardineiras, adornando interiores bem iluminados. No jardim, forma belas bordaduras ou conjuntos com outras plantas. Seu uso, no entanto é fenomenal em maciços densos no jardim, onde sua textura diferenciada e cores reinam maravilhosas. 

Não é indicada para preparações culinárias, por apresentar folhas muito duras.

Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o frio de climas subtropicais e é resistente a geadas. É mais rústica que as couves comestíveis, não sendo exigente em fertilidade, mas se beneficia com adubações orgânicas, principalmente antes do plantio. Apesar de perene, necessita ser trocada dos canteiros em intervalos bienais ou anuais, pois perde a beleza com o tempo.

   

   

AGRIÃO APIMENTADO

Agrião ApimentadoDescrição
Sementes de agrião-apimentado, da espécie Lepidium sativum, uma planta que pode ser utilizado como medicinal ou na alimentação, sendo consumido principalmente na forma de brotos.

Quando adulta pode alcançar 60 cm de altura. O cultivo do agrião-seco pode ser até mesmo em apartamento, para o consumo da família. Ele adapta-se perfeitamente ao cultivo hidropônico, dispensando adubos ou terra, na produção de brotos

É uma interessante hortaliça para cultivar em pequenos espaços, enriquecendo a alimentação de crianças, adultos e idosos. A facilidade de plantio torna o agrião-do-seco adequado para as crianças aprenderem sobre a biologia das plantas.

Ele pode ser utilizado cru em saladas, sanduíches, sucos, ou cozido, temperando diversos pratos. Seu sabor é levemente picante como as outras espécies de agrião. É rico em vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, além de sais minerais.

Para a produção de brotos, deve ser plantado em bandejas, contendo algodão ou areia úmidos, irrigados diariamente. Quando as plântulas atingirem 6 cm podem ser colhidas inteiras ou cortadas com a tesoura. Para a produção de sementes, deve-se cultivá-la sob sol pleno, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, irrigado regularmente. Aprecia o clima ameno e solos arenosos.