terça-feira, 17 de abril de 2018

CENOURA ESPLANADA

Cenoura Esplanada (Ref 089)da variedade Esplanada, espécie Daucus carota, desenvolvida pela Embrapa. De raizes cilindricas de cor alaranjada intensa e uniforme, tando exterior quanto interiormente. Ideal para o preparo das mini-cenouras.

Recomendada para processamento (cenouretes)
Resistente a queima das folhas
Quanto menor o espaçamento mais finas serão as raízes
Alto teor de caroteno

Comprimento comercial: 20-25cm
Diâmetro Comercial: < 03cm

Foi desenvolvida pela Embrapa para proporcionar o máximo de rendimento industrial na produção de minicenouras. As raízes são mais finas, mais longas e de coloração interna mais uniforme. Além disso, ocorre menor incidência de ombro verde em relação a outras cultivares de verão. Essas características são ideais para a produção de cenouretes. O diâmetro, de 3 cm ou menos, proporciona menor desperdício na hora do processamento. Cenouras mais grossas precisam perder mais casca para se chegar ao tamanho ideal das cenouretes. Já o comprimento, de 20 cm ou mais, garante a produção de mais unidades de minicenouras por raiz. A coloração homogênea vai originar cenouretes bonitas e uniformes, o que não acontece quando se processa raízes com anéis esbranquiçados. A boa homogeneidade da raiz também credencia essa cultivar para o uso em saladas, em especial para ser ralada. 

Apesar de a cenoura ser uma das hortaliças mais consumidas no Brasil, o consumo de cenouras tipo cenouretes (minicenouras/baby carrot) ainda é pequeno. Isso se deve às dificuldades de obtenção de matéria-prima com características adequadas a esse processamento e também à falta de regularidade de oferta, especialmente no período do verão. Atualmente, a produção de cenouretes é feita a partir das raízes de descarte das cultivares comercializadas do modo tradicional. Por suas características, a Cenoura Esplanada tem tudo para preencher esse nicho de mercado, que tem muito potencial para crescer.

A Cenoura Esplanada é recomendada para plantios em sistemas de produção convencional e orgânico em todas as regiões do Brasil. Para cultivos destinados ao processamento industrial, como a produção de minicenouras, o plantio deve ser mais adensado, reduzindo-se o espaçamento para a produção de raízes mais finas. Nas lavouras destinada para a comercialização convencional, o espaçamento é o mesmo utilizado para as outras cultivares. Os demais cuidados são iguais aos adotados com as cultivares de verão em geral.

A época de plantio da Cenoura Esplanada é de outubro a março na Região Sul e de setembro a março em São Paulo e sul de Minas Gerais. Nas demais regiões, o plantio pode ser realizado durante todo o ano. 

  • Composição nutricional de 100 gramas de raízes de cenoura crua:
    Calorias - 43,00Kcal
    Gorduras - 0,19g
    Carboidratos - 10,14g
    Fibras - 3,00g
    Proteínas - 1,03g
    Sódio - 35,00mg
    Potássio - 323,00mg
    Cálcio - 27,00mg
    Ferro - 0,50mg
    Zinco - 0,20mg
    Vitamina A - 12.000UI
    Vitamina C - 9,00mg
    Vitamina E - 0,46mg
  • Cultivo:
    A semeadura deve ser feita no local definitivo.
    Preparar bem o canteiro levantando-o 15 cm de altura. Usar 300g de adubo NPK de uma fórmula comercial ou 1.5Kg de esterco bem curtido para cada 10 metros quadrados de canteiro. Misturar bem. Plantar direto deixando 30cm entre linhas numa profundidade de aproximadamente 1 cm. Cobrir com solo leve ou com serragem fina. 

    Arrancar as plantas mais fracas quandos estas atingirem 10cm de altura, deixando 10cm entre plantas. 

      

       

    Imagens de Cultivo: Isla