Couve-rábano Brassica oleraceae var. gongylodes da cor branca. A Couve-rábano, também conhecida como Kohlrabi, é muito apreciada na culinária Alemã e Suíça. Delicado e suave, o sabor da couve-rábano lembra o de uma noz ou avelã.
Diferentemente das outras couves, o caule da couve-rábano possui formato esférico e dilatado. Desenvolve-se acima da superfície do solo, e é este caule exótico que chamamos de couve-rábano.
Rica em minerais, a couve-rábano é fonte de cálcio, ferro, magnésio e potássio, além de vitaminas A, C e K. Pode ser consumida crua em saladas ou cozida. Assim como o caule, as folhas também podem ser consumidas, e são ricas em vitamina C.
Cultivar sob sol pleno, em solo areno-argiloso e bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Antes do plantio recomenda-se a aplicação de 30g de NPK e 150g de esterco por cova.
Deve ser colhida jovem, evitando que fique dura e fibrosa. Colher em 60 dias após a semeadura (80 dias para o ciclo de inverno).
O melhor período para o cultivo é de abril a julho na região sul, março a outubro na região sudeste, e ano todo no restante do país.
Imagens de cultivo: ISLA