domingo, 17 de fevereiro de 2019

AGUAÍ

Aguaí
Nome científico: Chrysophyllum gonocarpum
O Aguaí ocorre nas matas primárias e úmidas da floresta semedecidua (onde algumas espécies de arvores perdem as folhas no inverno) da bacia do rio Paraná, aparecendo também no fundo de vales e terrenos planos das proximidades de rios; desde os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul, ocorrendo também no Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia. 
 A palavra "aguaí" vem do Tupi-Guarani e significa “fruta seca” por causa da polpa escassa e dura que envolve as sementes. É também conhecida como Peroba Branca, Guatambu de Sapo e Mata-Ojo.
Apresenta rápido crescimento, mas quando cultivada não passa dos 7m de altura enquanto que na floresta chega aos 15m. Tem uma bela copa em forma de taça, com folhas escuras muito brilhantes. É uma ótima opção para reflorestamento, porque não faz exigências com relação ao solo e à temperatura, resiste à secas e produz alimento para pássaros na época da frutificação, que tende a ser de julho a setembro. Há quem diga que o sabor dos frutos se assemelhe à doce de abóbora!