Nome científico: Tamarindus Indica
Originário da África e da Índia, o tamarindeiro foi tema de lendas que lhe deram a fama de ser morada de influências maléficas, sendo seu perfume, sua sombra e objetos produzidos de seu tronco considerados perigosos. Segundo a tradição, as armas que possuíssem bainha feita de sua madeira teriam poderes para dominar o mais temível inimigo!
Árvore bastante decorativa, pode alcançar os 25m de altura. O tronco divide-se em numerosos ramos curvados, formando copa densa e ornamental. As folhas são compostas e sensíveis (fecham por ação do frio). As flores hermafroditas são amarelas ou levemente avermelhadas (com estrias rosadas ou roxas) e se reúnem em pequenos cachos axilares. O fruto é uma vagem alongada com casca pardo-escura, lenhosa e quebradiça com sementes envoltas por uma polpa escura, ácida e agridoce, usada no preparo de doces, bolos, sorvetes, xaropes, bebidas, licores, refrescos, sucos concentrados e ainda como tempero para arroz, carne, peixe e outros alimentos.
As sementes ao natural servem de forragem para animais domésticos, quando processadas são utilizadas como estabilizantes de sucos, de alimentos industrializados e como goma (cola) para tecidos ou papel. O óleo extraído delas é alimentício e de uso industrial.
Planta muito rústica, não apresenta dificuldades de cultivo mas precisa de pleno sol e não muita água.